Categorias: Campos GeraisDestaque

Castro adere ao Susaf e agroindústrias do município podem ampliar mercado

O município de Castro, nos Campos Gerais, recebeu nesta quinta-feira (07) o certificado de adesão ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Artesanal e de Pequeno Porte do Paraná (Susaf-PR). Com isso, a prefeitura poderá credenciar agroindústrias que respeitam as normas do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) para que comercializem seus produtos em todo território paranaense. A cerimônia de entrega aconteceu no Parque de Exposições.

Até agora, 54 municípios paranaenses já aderiram ao Susaf de forma individual, outros 31 por meio do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável da Região Central do do Paraná (Cid Centro) e 10 pelo Consórcio Público Intermunicipal do Centro Noroeste do Paraná (Cicenop). Na soma, 95 cidades já possuem o benefício.

O objetivo do governo estadual é ter, no mínimo, 200 adesões até 2026. Outras 55 pequenas agroindústrias já estão credenciadas e aproximadamente 20 municípios em processo de adesão.

O secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, destacou o esforço do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná) e da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) em prol da agroindústria familiar, nesta iniciativa para valorizar o que é produzido no Estado, estimulando os pequenos e médios produtores.

“A partir de agora, o Sistema de Inspeção Municipal de Castro pode indicar empresas que tenham esse jeito bom de funcionar, que podem passar a vender para 11 milhões de pessoas, toda a população paranaense. A gente torce para que percebam a oportunidade, caprichem nos produtos, fora tudo que Castro já faz na sua competente agricultura”, disse.

De acordo com o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins, o Susaf garante produto com qualidade sanitária. “Aqui tem ótimos produtos e ótimos produtores. A Adapar é conhecida pela fiscalização, mas estamos mostrando que estamos junto com vocês para o desenvolvimento de uma agroindústria que é pujante no Paraná, que é a agroindústria familiar”, afirmou.

OPORTUNIDADE – Uma das agroindústrias com perspectiva de ampliar a comercialização é a Queijaria Melkland, que recebeu visita da equipe do Sistema Estadual de Agricultura após a cerimônia de entrega. Criada em 2019, a queijaria foi uma estratégia dos proprietários Marco e Agnes Van der Vinne para diversificar a propriedade. Eles já atuavam na área da agricultura e da atividade leiteira. Hoje, produzem parmesão, gouda, cheddar, e o autoral “queijo Castro” – com casca lavada com cerveja artesanal também feita na cidade.

“No último ano começamos a nos preparar para atender um público maior. Há procura de pessoas que querem vender em outras cidades, lojas de queijos. A ideia é que, assim que sair o Susaf, começar a atender esse público. A expectativa é aumentar pelo menos três vezes a produção”, conta Marcos.

No evento, ele elogiou o esforço conjunto para adesão do município ao Susaf/PR. “Às vezes, como produtor, a gente não conhece o que vocês fazem. Mas hoje eu vejo o quanto foi feito. Esse trabalho traz vida para nós, nos dá motivação para produzir”.

SUSAF  O Susaf foi criado por lei em 2013 e é destinado especialmente à agroindústria familiar e às de pequeno porte. A exigência é de que ela esteja registrada no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). O selo Susaf pode ser concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem serviço de inspeção estruturado, que garanta que o produto é de qualidade.  “Com isso, a cidade tem condição de gerar mais emprego e renda. Para nós é motivo de orgulho”, disse o prefeito de Castro, Álvaro Telles.

Os estabelecimentos interessados em obter o selo do Susaf-PR devem seguir os programas de autocontrole, como limpeza, desinfecção e higiene, hábitos higiênicos e saúde dos manipuladores. Além disso, são exigidos a manutenção das instalações e equipamentos, controle de potabilidade de água, seleção de matérias-primas, ingredientes e embalagens, controle de pragas e vetores e controle de temperatura. Também devem contratar profissional habilitado para a industrialização e conservação dos produtos.

PRESENÇAS – Também participaram do evento o diretor-presidente do IDR-Paraná, Natalino Avance de Souza; o chefe do núcleo regional da Seab em Ponta Grossa, Marcelo Hupalo; a gerente regional do IDR-Paraná, Luciane Curtes; o gerente regional da Adapar, Luiz Scheuer; o deputado estadual Moacyr Fadel; o presidente da Câmara Municipal de Castro, Neto Fadel; o secretário Municipal de Agricultura, Beto Marinho, além de produtores, lideranças municipais e servidores do Sistema Estadual de Agricultura.

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Extratos bancários terão termos padronizados a partir de segunda-feira (08)

Mudança vai abranger as denominações existentes para as operações de saque e depósito. Posteriormente, as…

% dias atrás

Identificado homem que morreu em colisão contra muro em PG. Sepultamento será nesta segunda (08)

Acidente aconteceu no amanhecer deste domingo (07) em Uvaranas. Vítima de 35 anos não resistiu…

% dias atrás

Indivíduo é preso após tentar furtar residência em plena luz do dia no centro de PG

Indivíduo invadiu uma residência e estava tentando furtar uma televisão. A moradora da casa flagrou…

% dias atrás

Homem morto a tiros durante velório é sepultado na região. Vereador suspeito do crime está foragido

O sepultamento aconteceu às 08h, no Cemitério de Reserva. O suspeito do crime, que é…

% dias atrás

Partido Novo confirma retirada da pré-candidatura de Tota à prefeito de Ponta Grossa

Partido decidiu retirar a pré-candidatura do empresário por questões financeiras, pois, segundo a legenda, não…

% dias atrás

Motorista bate em caminhão parado e fica ferida em bairro de PG

Motorista de 28 anos teve ferimentos na face. Acidente aconteceu na noite desta sexta-feira (06),…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade