O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Associação das Comunidades Quilombolas de Castro, realizou na sexta-feira (18) a 13ª Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra de Castro, comemorado no dia 20 de novembro.
O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Epaminondas Xanda Nocera com a presença das comunidades quilombolas de Mamans, Limitão, Serra do Apon e Tronco, apresentações culturais de escolas municipais e particular, exposição de produtos e artesanato das comunidades quilombolas, trancistas, além de trabalhos artísticos produzidos por alunos das escolas municipais.
Realizada oficialmente desde 2008, a Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra de Castro visa conscientizar por meio da cultura, o debate sobre os povos afrodescendentes e principalmente os povos quilombolas, sensibilizando a sociedade e o governo para políticas públicas que valorizem suas expressões culturais.
[RELACIONADAS]
A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes, Rosmeri Gebeluka, destacou o evento.
“É uma oportunidade para o debate com a participação da sociedade”, disse.
A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, disse que a data é importante para a reflexão sobre as questões raciais. “As discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país são imprescindíveis. O mês de novembro é marcado pelas comemorações do Dia da Consciência Negra em todo o país, para falar também sobre os avanços na luta do povo negro e a celebração da cultura afro-brasileira. Estamos felizes em mais uma vez, comemorar esse dia”, ressaltou.
Representando o prefeito Alvaro Telles, o secretário de Governo, Cledson da Silva, destacou que os negros são a história do país e também de Castro.
“A conscientização da importância do negro na sociedade e na história é o reconhecimento do valor, da cultura e da luta deles contra o preconceito e o racismo”, disse.
O evento contou ainda com a presença do vereador Mauricio Kusdra, a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Liliane Cardoso e Silva, da vice-presidente da Associação das Comunidades Quilombolas de Castro, Dienefer Cardoso Carneiro, presidente do Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais, José Luiz Teixeira, além de secretários municipais.
A abertura dos portões do Centro de Eventos acontece às 19h. Programação deste sábado (23)…
Os pais rapidamente socorreram o menino, que teve de ser encaminhado às pressas para uma…
Acidente que aconteceu na noite desta sexta-feira (22), no trecho entre Castro e Piraí do…
Chegada do 'Bom Velhinho' faz parte da programação especial do Natal Encantado da ACIPG, que…
Como o Fantasma não possui mais possibilidades de acesso à Série A, o time de…
Substituição emergencial de equipamento na região de Uvaranas/Jockey pode afetar, ao menos, cerca de 10…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade