Categorias: Cidades

Castro celebra Dia Nacional da Consciência Negra com atividades culturais

O Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, por meio da Secretaria Municipal da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Associação das Comunidades Quilombolas de Castro, realizou na sexta-feira (18) a 13ª Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra de Castro, comemorado no dia 20 de novembro.

O evento foi realizado no Ginásio de Esportes Epaminondas Xanda Nocera com a presença das comunidades quilombolas de Mamans, Limitão, Serra do Apon e Tronco, apresentações culturais de escolas municipais e particular, exposição de produtos e artesanato das comunidades quilombolas, trancistas, além de trabalhos artísticos produzidos por alunos das escolas municipais.

Realizada oficialmente desde 2008, a Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra de Castro visa conscientizar por meio da cultura, o debate sobre os povos afrodescendentes e principalmente os povos quilombolas, sensibilizando a sociedade e o governo para políticas públicas que valorizem suas expressões culturais.

 [RELACIONADAS]

A presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes, Rosmeri Gebeluka, destacou o evento. 

“É uma oportunidade para o debate com a participação da sociedade”, disse.

A secretária municipal da Família e Desenvolvimento Social, Michelle Nocera Fadel, disse que a data é importante para a reflexão sobre as questões raciais. “As discussões e ações para combater o racismo e a desigualdade social no país são imprescindíveis. O mês de novembro é marcado pelas comemorações do Dia da Consciência Negra em todo o país, para falar também sobre os avanços na luta do povo negro e a celebração da cultura afro-brasileira. Estamos felizes em mais uma vez, comemorar esse dia”, ressaltou.

Representando o prefeito Alvaro Telles, o secretário de Governo, Cledson da Silva, destacou que os negros são a história do país e também de Castro.

“A conscientização da importância do negro na sociedade e na história é o reconhecimento do valor, da cultura e da luta deles contra o preconceito e o racismo”, disse.

O evento contou ainda com a presença do vereador Mauricio Kusdra, a presidente do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, Liliane Cardoso e Silva, da vice-presidente da Associação das Comunidades Quilombolas de Castro, Dienefer Cardoso Carneiro, presidente do Instituto Sorriso Negro dos Campos Gerais, José Luiz Teixeira, além de secretários municipais. 

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região neste domingo (10)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Caminhão com farelo de soja pega fogo e fica destruído na BR-376

Incêndio aconteceu na madrugada deste domingo. Motorista não se feriu

% dias atrás

Motociclista embriagado colide contra portão de condomínio em Uvaranas

Homem de 39 anos pilotava a moto que se chocou violentamente contra a coluna de…

% dias atrás

São Paulo bate Athletico Paranaense pelo Brasileiro

SÃO PAULO 2 x 1 ATHLETICO PARANAENSE

% dias atrás

Identificado rapaz que morreu após ser baleado no Abapan em Castro

Tiroteio aconteceu na tarde deste sábado. Três pessoas também ficaram feridas e autor continua foragido

% dias atrás

24 apostas de Ponta Grossa são premiadas no sorteio da Mega-Sena

Uma aposta de Cuiabá ganhou sozinha o prêmio de R$ 201,9 milhões no concurso 2.795…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade