Castro está entre os municípios que aderiram ao Programa Integrado de Gestão de Dados Municipais (PROGDM). Trata-se de um Software adquirido pelo Estado para otimizar dados das cidades e facilitar a gestão técnica, dentro da Administração Pública.
A adesão ocorreu no ano passado, e, ainda em 2023 deve ocorrer a adequação e atualização da base de dados do município, onde estão, por exemplo, cadastros imobiliários e desenho de lotes e de espaços públicos de Castro. Para melhor conhecer o Programa e se preparar para cada uma de suas etapas, o assessor técnico da Prefeitura, Cledson Silva, e o superintendente de geoprocessamento Cristiano do Nascimento, participaram de um treinamento no mês de junho, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
“Agora vamos adequar o sistema, conforme foi pedido. É um trabalho de conferência do que temos e a adequação do que for necessário. Na sequência passamos para a segunda etapa, que consiste na operacionalização do Programa, já com base nos dados atualizados. Antes, porém, passamos por mais um treinamento”, explicou Silva.
Enquanto ferramenta de gestão, o PROGDM irá permitir que todas as cidades participantes façam gestão territorial padronizada. Além disso, a adesão também vai tornar a gestão de infraestrutura mais ágil e possibilitar que o Executivo conheça e dê atenção às demandas ligadas a infraestrutura no município, de forma precisa.
Conforme explica o assessor técnico da Prefeitura, participar do Programa também dará ao município condições de gerir receitas de forma mais eficiente e com mais autonomia. “Pode ocorrer de uma edificação passar por reforma, por exemplo, e até aumentar de tamanho, sem a devida emissão de alvará. Essa e outras situações poderão ser rastreadas, e a Administração terá condições de ligar dados, como os levantados pelo IBGE, relacionados ao perfil da comunidade, para fazer gestão tributária mais eficaz e para uso no planejamento estratégico”, destaca.
Transparência
O avanço na alimentação e atualização de dados dentro do PROGDM também tornará a gestão pública mais transparente. Segundo Cledson Silva, a intenção é disponibilizar um mapa moderno e atualizado de Castro no site da Prefeitura, quando a base de dados estiver completa e com as informações todas atualizadas.
Para os municípios, a adesão ao Programa é gratuita, e o Estado oferece licença de uso perpétuo e uma Ortofoto com base 2021. Isso significa que a alimentação de dados no sistema pode ser continuada, passando de uma administração para outra, como ferramenta de gestão permanente.
Leia também: Grupo realiza evento de empoderamento feminino neste sábado em PG
Aliel Machado foi relator do PL que cria o Mercado de Carbono. Parlamentar detalha importância…
Marcela Carvalho Santana da Luz foi encontrada na residência de uma amiga pela sogra e…
Cerimônia de entrega do diploma de menção honrosa foi realizada nesta quinta-feira (21) e contou…
Série histórica aponta crescimento de exames, consultas e prestadores de serviços do Consórcio Intermunicipal de…
Em conversa com o portal BNT, Aliel destaca que a proposta estipula dois tipos de…
A ação foi voltada para profissionais que realizam atendimento a vítimas de violência nos municípios…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade