Categorias: Campos Gerais

Castro nomeia nova equipe técnica para revisar Plano Diretor

O documento que planeja o desenvolvimento de Castro para os próximos dez anos, que vem sendo revisado em conjunto com a comunidade desde o início do ano passado, deve ser encaminhado para aprovação da Câmara de Vereadores ainda neste semestre. O processo de revisão do Plano Diretor Municipal Participativo entrou na etapa final com o trabalho de uma nova Equipe Técnica Municipal, nomeada pelo prefeito Reinaldo Cardoso.

Em reunião na terça-feira (28), os membros do grupo conheceram a equipe da Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar UFPR), instituição contratada por licitação para prestar assessoria à Prefeitura no processo de revisão do Plano. “Demos mais um passo importante com essa reunião, reforçando o compromisso da nossa Gestão com um planejamento sólido e estratégico para o futuro da cidade”, afirma Edmir Kirchof, secretário de Desenvolvimento Urbano.

Segundo ele, representantes de cada área contribuem com sua visão e com as demandas para o desenvolvimento ordenado do município. “Tivemos um momento especial que foi a participação do prefeito, Doutor Reinaldo Cardoso, que fez questão de acompanhar os debates e contribuir com sua visão de futuro para a cidade”, salienta.

Para Kirchof, a participação ativa do prefeito reforça o compromisso de um planejamento moderno, sustentável e atraente para novos investimentos. “Entre os pilares dessa visão de futuro, destacam-se a mobilidade urbana eficiente, o uso da tecnologia como ferramenta de gestão e inovação, a capacitação profissional para fortalecer o desenvolvimento econômico, a valorização do potencial turístico e a preservação do patrimônio histórico do município”, pontua, acrescentando que o Plano Diretor é um instrumento essencial para o crescimento sustentável, equilibrado e planejado, que pode garantir mais qualidade de vida à população e tornar a cidade ainda mais competitiva e atrativa economicamente. Conforme o secretário, pelo menos outras duas audiências públicas serão realizadas nos próximos meses para assegurar a participação da população nos debates.

A equipe

No Diário Oficial de Castro da última sexta-feira (24), o Decreto 168/2025 forma a Equipe Técnica Municipal encarregada de acompanhar o processo de Revisão do Plano Diretor Municipal Participativo. A equipe que dá suporte e acompanha todas as etapas do processo de revisão é composta por 43 membros, entre eles, secretários e diretores municipais.

Ela tem várias responsabilidades, como assegurar a construção do processo de revisão do documento de acordo com os fins propostos no Caderno de Especificações Técnicas, recomendar a convocação de outros órgãos do poder público e convidar associações representativas para subsidiar a análise de informações. Além disso, emite análises técnicas, propõe alterações nos documentos entregues pela consultoria, dá anuência na versão final e participa de reuniões técnicas, oficinas, audiências públicas e conferências municipais.

Novo olhar

O vice-prefeito Régis Moreno explica que a previsão inicial era de que a revisão decenal do Plano Diretor, elaborado pela primeira vez pela Gestão de Reinaldo Cardoso em 2002 e revisado na sua segunda Gestão, há oito anos, ficasse pronta em outubro do ano passado. Mas, com a mudança de Governo após as eleições, a equipe de transição solicitou a prorrogação desse prazo para que os novos gestores pudessem participar.

“O Plano Diretor tem muitas informações essenciais para que a Administração possa tomar decisões sobre onde investir o dinheiro público. Sabemos, por exemplo, que a população de Castro deve chegar a perto de 80 mil habitantes nos próximos dez anos e que a comunidade do Tronco é uma das que mais está se expandindo demograficamente. Então podemos pontuar ações para que essa expansão aconteça de forma ordenada”, diz Régis.

Para ele, outra questão relevante dentro das previsões para a década é a urgência da reformulação do sistema de transporte da cidade e do interior, e isso está contemplado no Plano Diretor. “Já sabemos da necessidade da reestruturação, também, do nosso aeroporto, para comportar a demanda que vai aumentar com a implantação do Parque Tecnológico da Castrolanda”, antecipa.

Leia também: Menina de Castro precisa de ajuda para continuar tratamento do neuroblatosma nos EUA

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

4ª parcela do IPVA para veículos com placas finais 3 e 4 vence nesta quarta-feira (23)

Os contribuintes devem manter a regularização em dia para evitar complicações futuras, como restrições no…

% dias atrás

Cursinho Popular da UEPG abrirá novas turmas e amplia papel social na educação pública

Projeto da universidade prepara jovens de baixa renda para o vestibular e reforça a formação…

% dias atrás

Moraes envia oficial de Justiça à UTI para intimar Bolsonaro após live hospitalar

O ex-presidente participou de uma live e entrevista para uma emissora de Tv diretamente do…

% dias atrás

Vagas de estágio em Ponta Grossa: mais de 80 vagas são ofertadas pelo CIEE/PR

A recomendação é que os estudantes mantenham seus dados atualizados na plataforma, incluindo o currículo…

% dias atrás

Caminhoneiro de PG morre em hospital após ser internado com ferimentos graves na cabeça

O caminhoneiro apresentava ferimentos graves na cabeça. Devido à gravidade ele não resistiu e morreu.…

% dias atrás

Estado e universidades ajudam municípios do Paraná a economizar R$ 8,8 milhões com projetos de obras públicas

O Projetek consolida-se como um instrumento estratégico para o desenvolvimento urbano, social e educacional do…

% dias atrás