No feriado ensolarado de terça-feira (26), Castro celebrou a 99ª festa de sua padroeira, Senhora Sant´Ana. Saudosos e afastados por dois anos de uma das maiores tradições do município, os devotos voltaram a celebrar o dia da avó de Jesus. A primeira procissão, e uma das mais aguardadas, foi a descida da imagem da santa, pelas águas do rio Iapó. Uma multidão de pessoas se aglomerou no alto da ponte sobre o rio, enquanto outras centenas se espalharam entre as duas margens, à espera da passagem dos barqueiros, que ladeavam o barco principal, onde vinha a imagem de Sant´Ana.
[RELACIONADAS]
Tradicionalmente, os barqueiros que se dispõem a participar da procissão fluvial, fazem, entre si, um sorteio para definir o barco que conduzirá a imagem da padroeira. Este ano, coube a família Milek servir de barco-madrinha. Rosicleia Soares disse se mostrar surpresa com a escolha. “Meu filho Alex (Seco) é quem sempre participou dessa procissão. O sorteio foi definido há uns 15 dias e o padre (Sandro Brandt) foi comunicado. E eu, resolvi participar”, disse. Recentemente, a família perdeu o seu progenitor, caminhoneiro por mais de duas décadas. “Além da emoção, foi uma graça muito grande poder nosso barco conduzir a imagem da Senhora Sant´Ana”, revelou emocionada.
A imagem de Sant’Ana foi recebida no ancoradouro do Parque Balneário Libânio Estanislau Cardoso, a `Prainha`, sob muitos aplausos. Depois, seguiu em procissão pela Rua Francisco Xavier da Silva, em direção à igreja matriz, entre cantos e orações. Perto das 10 horas, o andor cruzou a Praça Sant’Ana e parou em frente a porta principal da igreja, enquanto os devotos eram convidados a entrar. Uma missa solene foi celebrada em louvor à padroeira pelo pároco, padre Sandro Brandt.
Em sua homilia, padre Sandro lembrou que a devoção à Sant´Ana remonta ao século XVIII e abençoa a todos os castrenses e os municípios dos Campos Gerais, que recebem a mesma intercessão da Senhora Sant´Ana. “A tradição cristã que hoje celebramos, nos foi dada por nossos antepassados. A Palavra de Deus hoje nos convida a ter esperança, a retomar nosso caminho com alegria, viver a expressão de santidade e manifestar que vale a pena assumir compromisso com Deus”, assinalou.
Ao final da celebração, foi sorteado o `bolo da padroeira’ confeccionado por Alexandre Hubert, colaborador das paróquias locais e que também foi responsável por enfeitar com flores naturais o andor que conduziu a imagem de Sant´Ana. Devotos da padroeira ainda fizeram questão de se aproximar da imagem da santa para agradecer, fazer novos pedidos e pedir a benção da Senhora Sant´Ana.
O bispo Dom Sergio Arthur Braschi lembrou que a Paróquia Sant’Ana caminha para os 250 anos de sua criação. “Uma das mais antigas do Paraná. Na região dos Campos Gerais, quando foi instituída a Diocese de Ponta Grossa, há quase 100 anos, Sant’Ana de Castro era já paróquia. Tínhamos exatamente 12 paróquias, no início. É bonito lembrar essa parte histórica e como dessa semente da Diocese brotaram várias dioceses no Estado. A devoção à Sant’Ana estava presente no tropeirismo, nos que foram se estabelecendo ao longo do caminho das tropas. Nessa rota, foram nascendo cidades e sempre Senhora Sant’Ana foi pontuando esse caminho”, enalteceu o bispo.
Fantasma de Vila Oficinas já sabe quais serão os 11 confrontos da primeira fase do…
Encontro serviu para ajudar na capacitação e orientação dos fornecedores da unidade do Senac Ponta…
De acordo com testemunhas ouvidas pela Polícia Militar, o homem teria sido visto esganando a…
Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem
Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…
A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade