A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial e o Colégio Instituto Cristão, de Castro, fundaram a primeira cooperativa júnior do programa Desenvolver e Cooperar – iniciativa da Castrolanda para difundir as práticas cooperativistas em escolas e faculdades com cursos relacionados ao agronegócio.
A Cooperativa do Colégio Instituto Cristão (COOPIC) foi instituída durante Assembleia realizada no mês de setembro, com a participação de alunos do Curso Técnico em Agropecuária. A fundação é resultado de um ano de trabalho realizado pela área de Cooperativismo da Castrolanda junto aos estudantes do colégio.
Gerente-Executivo de Finanças e Relacionamento com o Cooperado da Castrolanda, Paulo Machinski destaca o poder transformador de programas como os voltados às cooperativas escolares. “Ouso dizer que este é o programa mais visionário que a Castrolanda apoia, por difundir o cooperativismo junto aos jovens e fomentar os princípios desde o início das etapas de aprendizagem. A cooperativa júnior é mais um passo importante neste processo”, conta.
O Instituto Cristão e a Castrolanda têm uma história que se confunde: muitos dos cooperados de Castro estudaram no colégio, onde aprenderam técnicas de agropecuária que levam para a vida. Um deles é o presidente da Castrolanda, Willem Berend Bouwman.
“A ligação das duas instituições é muito forte e bastante importante para o desenvolvimento de Castro como um município referência no Paraná e no Brasil em relação ao agro. Essa essência da cooperação vem de longa data e acaba sendo reforçada com o projeto de cooperativa júnior”, ressalta o presidente.
Durante a Assembleia que definiu a constituição da COOPIC, os associados também escolheram a estudante Carolina Mascarenhas de Geus como presidente da cooperativa júnior. “Acredito que o cooperativo é resumido em uma forma de atingir objetivos trabalhando em conjunto, sejam eles quais forem”, conta.
Os associados da COOPIC devem definir, nos próximos meses, o objeto de aprendizado a ser trabalhado pela instituição. De acordo com a Analista de Cooperativismo da Castrolanda, Barbara Mikulis, o Instituto Cristão concordou em ceder parte da produção para que os estudantes possam dar início aos trabalhos.
Leia também: Justiça acata pedido do Estado e obras da Ponte de Guaratuba são liberadas
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade