Categorias: Paraná

CCJ aprova projeto que institui bolsas que visam dar independência econômica para pessoa idosa no Paraná

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Paraná aprovou na sessão desta terça-feira (15) o projeto de lei 587/2024, do Poder Executivo, que institui o Programa Paraná Amigo da Pessoa Idosa. Entre outras ações, o Programa institui duas bolsas que visam dar mais independência econômica e social aos idosos do Estado. A Bolsa Agente do Saber beneficia pessoas idosas em situação de vulnerabilidade econômica. Já a Bolsa Cuidador Familiar é destinada aos cuidadores que se dedicam exclusivamente a esta atividade e que não possuem remuneração.

Segundo o Executivo, o objetivo é prevenir que idosos fiquem sem cuidado de familiares e acabem sendo direcionados para instituições de acolhimento. O valor a ser pago pelas bolsas será definido em decreto. A estimativa do governo é que sejam investidos R$ 7 milhões ao ano nas bolsas. O projeto de lei, que tramita em regime de urgência, foi aprovado por unanimidade.

De acordo com o Estado, o texto prevê uma série de ações que asseguram os direitos e o bem-estar da população com 60 anos ou mais no Paraná, promovendo o envelhecimento ativo, saudável e protegido dos paranaenses. A medida cria a Rede de Atenção à Pessoa Idosa e promove atividades culturais, esportivas e de lazer adaptadas às necessidades deste segmento da população. Também pretende apoiar aos municípios que aderirem às ações e a instituição de bolsas para idosos em situação de vulnerabilidade social e para os cuidadores familiares. O Estado afirma que o programa entra em vigor no ano de 2025 e que há previsão orçamentária para sua execução.

A proposição também institui dois bancos de cadastro estaduais. O Cadastro Estadual da Rede de Atenção à Pessoa Idosa (Cerapi) vai coletar e sistematizar informações referentes a órgãos gestores, conselhos, fundos, programas, projetos e organizações que atuem na proteção e defesa de direitos da pessoa idosa. Já o Cadastro de Cuidadores do Paraná vai coletar e sistematizar informações sobre os cuidadores familiares formais, informais e profissionais de idosos. Desse modo serão coordenadas ações como o pagamento das bolsas e a execução das demais ações previstas pelo projeto.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Yungas desenvolve solução de comunicação para indústrias

Plataforma de comunicação entre indústrias e seus canais de distribuição e revenda centraliza todas as…

% dias atrás

Saldo de mulheres empregadas no setor do turismo cresce 8,6% no Paraná

Dados são do Caged, referentes ao período de janeiro a agosto. As mulheres representam o…

% dias atrás

Capacitar servidores pode ajudar no planejamento da gestão

Especialista aponta que a formação e a qualificação dos profissionais da área pública ainda enfrenta…

% dias atrás

JFOX, consultoria Salesforce, prevê crescer 200% até 2027

Com foco em se tornar reconhecida globalmente no mercado de tecnologia como consultoria especializada em…

% dias atrás

Bentley Systems: ecossistemas de dados abertos para avançar na engenharia de infraestrutura

Na conferência Year in Infrastructure, a Bentley enfatiza o valor dos ecossistemas de dados abertos…

% dias atrás

Cresce número de emplacamento de automóveis no Brasil

Consórcio se torna opção prática para consumidores que desejam adquirir um novo carro

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade