Regiane Aparecida Moura da Silva, presidente da CCN-PR
Com apoio do Programa Klabin Transforma – Matas Sociais, a Central de Cooperativas da Agricultura Familiar Centro Norte Paraná (CCN-PR) firmou contrato com a empresa Sapore, fornecedora dos serviços de alimentação para as unidades Klabin no Paraná. A parceria, iniciada em 2 de dezembro de 2024, valoriza os pequenos e médios agricultores e o fornecimento de alimentos de qualidade para os restaurantes industriais de Ortigueira, Monte Alegre e Florestal. Ao todo, cerca de 2.700 kg de hortifrúti por semana são fornecidos à Companhia, como repolho, banana, tomate, laranja, alface, cebolinha, acelga e hortelã.
O volume fornecido representa um crescimento de 170% em relação ao montante anterior, que era de mil quilos semanais. A Central de Cooperativas é formada pela Coaf, de São Jerônimo da Serra; Copasol, de Sapopema; Coopervati, de Telêmaco Borba; Coocat-Mel, de Telêmaco Borba; e Coopercandi, de Cândido de Abreu, reunindo mais de 900 famílias associadas e 40 cidades do Paraná.
“A ampliação no fornecimento de hortifrúti pela Central de Cooperativas fortalece a agricultura familiar e aproxima pequenos produtores paranaenses dos consumidores. O Programa Klabin Transforma – Matas Sociais atua para facilitar a conexão e estimular a produção local, gerando renda para as comunidades”, explica Marcos Alexandre Danieli, coordenador do programa pela área de Responsabilidade Social e Relações com a Comunidade da Klabin.
“Ampliar o fornecimento de hortifrutis para a Klabin é motivo de muita alegria para a Sapore, pois é o resultado de um grande projeto que visa diminuir, cada vez mais, o desperdício de alimentos”, comenta Maike Raiter, Diretor de Suprimentos e Logística da Sapore. “Ao aprimoramos as compras de produtos de hortifruti direto dos produtores rurais, garantimos produtos mais frescos e de qualidade aos nossos clientes, além de ajudar na redução de emissão de gases de efeito estufa”, complementa.
Além de atender a demanda dos restaurantes da companhia, o Programa Klabin Transforma – Matas Sociais também beneficia iniciativas como o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), reforçando a segurança alimentar e a sustentabilidade. A Central de Cooperativas é uma evolução do trabalho realizado anteriormente por uma única cooperativa, a Coocat-Mel, de Telêmaco Borba. A partir da criação da CCN-PR, foi possível expandir a escala de produção e atender novas demandas, reafirmando o compromisso da Klabin com o desenvolvimento local e a valorização da agricultura familiar.
“Um produtor individual tem uma determinada força. Se você tem um conjunto, via cooperativa, a força se transforma e se multiplica. A parceria com o Klabin Transforma Matas Sociais incentiva a união de cooperativas e associações, a fim de atender um maior número de clientes com produtos da agricultura familiar”, destaca Regiane Aparecida Moura da Silva, presidente da CCN-PR.
Sobre o Klabin Transforma – Matas Sociais
O Klabin Transforma – Matas Sociais é um projeto resultante da parceria entre a Klabin, a Apremavi e o Sebrae. Tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento econômico, ambiental e social das pequenas e médias propriedades rurais nos 11 municípios do Paraná onde o projeto atua (Cândido de Abreu, Curiúva, Imbaú, Ortigueira, Reserva, Rio Branco do Ivaí, Sapopema, São Jerônimo da Serra, Telêmaco Borba, Tibagi e Ventania) e outros cinco de Santa Catarina (Lages, Correia Pinto, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta).
Criado em 2015, ele foi concebido a partir de estudos realizados pela Klabin para identificar as necessidades locais e que justificaram investimentos socioambientais na região. Desde então, o programa tem auxiliado pequenos produtores rurais em todas as etapas de produção, desde a adequação ambiental até o apoio à comercialização de alimentos. Além disso, promove ações de formação, diversificação das propriedades e incentivo ao associativismo e cooperativismo.
Leia também: Idoso é atropelado por ônibus no centro de Ponta Grossa
Cientistas chineses descobriram o HKU5-CoV-2, um novo coronavírus em morcegos-anões, com potencial de infecção em…
Sanepar antecipa corte de água em PG sem aviso prévio, afetando moradores. População cobra explica…
Ele ainda pode recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral
Mutirão distribui 200 caixas d'água nos bairros Gralha Azul e Vila Nova para famílias cadastradas,…
Alegação é que a empresa não tem representante no país
Jovem de 17 anos é assassinada a facadas em Guaíra, Paraná. Suspeito, amigo da família,…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade