Categorias: Campos Gerais

Centro Cultural Castrolanda comemora oito anos e apresenta novidades em Castro

O Centro Cultural Castrolanda (CCC) completa, neste sábado (30), oito anos da sua fundação e celebra a data com a abertura de uma nova exposição temporária e com o lançamento da sua nova identidade visual. Localizado em Castro, o CCC é composto pelo Memorial da Imigração Holandesa (Moinho De Immigrant) e pelo Museu Histórico de Castrolanda e tem por objetivo a manutenção da história e da cultura dos imigrantes holandeses em Castrolanda.

A nova exposição, intitulada de “Artes visuais: memória viva entre Holanda e Castrolanda”, conta um pouco da história dos trabalhos manuais artísticos, como a pintura em telas, pinturas em murais e tecidos bordados, desenvolvidos ao longo dos anos na Colônia. “Propomos uma breve viagem ao passado da Holanda através dos símbolos, cores, tipos de tecidos e telas que compõem o ambiente interno da casa familiar para contar histórias transmitidas por gerações de holandeses e seus descendentes”, explica a historiadora do CCC, Maria Luiza Pereira.

Por sua vez, a nova logomarca do Centro Cultural também será apresentada no dia 30 e une dois elementos da cultura neerlandesa: o moinho, construção típica e que há uma réplica construída na Colônia Castrolanda, e o delfts blauw, movimento artístico e cultural fortíssimo na Holanda. A cor escolhida para a marca é o azul, pois os desenhos azuis de delfts blauw podem ser encontrados por todos os espaços do CCC, além de ser uma homenagem à Cooperativa Castrolanda, um dos pilares da Colônia, e ser a cor utilizada pela comunidade no Zeskamp (Olimpíada Intercolonial das Comunidades Holandesas).

“O dia 30 de novembro é de extrema importância para nós. Foi nesta data, em 1951, que chegou o primeiro grupo de imigrantes em Castro. Em 2001, em comemoração cinquentenário da Colônia, inauguramos o Memorial da Imigração Holandesa (23 anos), que é a réplica de um moinho holandês e que é considerado um dos maiores moinhos do mundo. Já, em 2016, inauguramos o Museu Histórico de Castrolanda (8 anos), e como consequência se formou o Centro Cultural Castrolanda. Assim, todo ano buscamos trazer uma novidade para marcar esta data especial”, conta o gerente geral do CCC, Rafael Rabbers.

Valor dos ingressos

Além das novidades, o CCC também fará promoção no preço dos ingressos neste final de semana. Na sexta-feira (29) e domingo (1º), será realizado o “ingresso popular” e o valor será de apenas R$ 12, a inteira, e R$ 6, a meia. No sábado (30), dia de aniversário do CCC, a entrada será gratuita para todos.

Leia também: Com chegada do Papai Noel, Natal em Carambeí promete encantar a população

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Operário vence o Cuiabá na Arena Pantanal com gol no fim

Em um jogo emocionante pela 7ª rodada, Fantasma vence fora de casa por 3 a…

% dias atrás

Falante, por Renata Regis Florisbelo

Renata Regis Florisbelo explora o contraste entre o silêncio amadurecido e o verbo apaixonado em…

% dias atrás

Polícia Militar recupera moto roubada e suspeito foge no Nova Rússia

Motocicleta furtada é recuperada pela PM em Ponta Grossa. Suspeito fugiu e veículo foi localizado…

% dias atrás

Prefeitura realiza ação para conscientizar sobre a fibromialgia nesta segunda (12)

Evento no Parque Ambiental oferece orientações, material informativo e apoio técnico para ampliar o conhecimento…

% dias atrás

Suspeito de esfaquear cunhado é preso em Ponta Grossa pela Polícia Militar

Suspeito de esfaquear o cunhado no Jardim Centenário, em Ponta Grossa, é preso pela Polícia…

% dias atrás

Homem é encontrado morto sob marquise e polícia suspeita de frio como causa

Homem em situação de rua é encontrado morto no bairro Portão, em Curitiba. Suspeita é…

% dias atrás