Categorias: Campos Gerais

Centro Cultural Castrolanda comemora oito anos e apresenta novidades em Castro

O Centro Cultural Castrolanda (CCC) completa, neste sábado (30), oito anos da sua fundação e celebra a data com a abertura de uma nova exposição temporária e com o lançamento da sua nova identidade visual. Localizado em Castro, o CCC é composto pelo Memorial da Imigração Holandesa (Moinho De Immigrant) e pelo Museu Histórico de Castrolanda e tem por objetivo a manutenção da história e da cultura dos imigrantes holandeses em Castrolanda.

A nova exposição, intitulada de “Artes visuais: memória viva entre Holanda e Castrolanda”, conta um pouco da história dos trabalhos manuais artísticos, como a pintura em telas, pinturas em murais e tecidos bordados, desenvolvidos ao longo dos anos na Colônia. “Propomos uma breve viagem ao passado da Holanda através dos símbolos, cores, tipos de tecidos e telas que compõem o ambiente interno da casa familiar para contar histórias transmitidas por gerações de holandeses e seus descendentes”, explica a historiadora do CCC, Maria Luiza Pereira.

Por sua vez, a nova logomarca do Centro Cultural também será apresentada no dia 30 e une dois elementos da cultura neerlandesa: o moinho, construção típica e que há uma réplica construída na Colônia Castrolanda, e o delfts blauw, movimento artístico e cultural fortíssimo na Holanda. A cor escolhida para a marca é o azul, pois os desenhos azuis de delfts blauw podem ser encontrados por todos os espaços do CCC, além de ser uma homenagem à Cooperativa Castrolanda, um dos pilares da Colônia, e ser a cor utilizada pela comunidade no Zeskamp (Olimpíada Intercolonial das Comunidades Holandesas).

“O dia 30 de novembro é de extrema importância para nós. Foi nesta data, em 1951, que chegou o primeiro grupo de imigrantes em Castro. Em 2001, em comemoração cinquentenário da Colônia, inauguramos o Memorial da Imigração Holandesa (23 anos), que é a réplica de um moinho holandês e que é considerado um dos maiores moinhos do mundo. Já, em 2016, inauguramos o Museu Histórico de Castrolanda (8 anos), e como consequência se formou o Centro Cultural Castrolanda. Assim, todo ano buscamos trazer uma novidade para marcar esta data especial”, conta o gerente geral do CCC, Rafael Rabbers.

Valor dos ingressos

Além das novidades, o CCC também fará promoção no preço dos ingressos neste final de semana. Na sexta-feira (29) e domingo (1º), será realizado o “ingresso popular” e o valor será de apenas R$ 12, a inteira, e R$ 6, a meia. No sábado (30), dia de aniversário do CCC, a entrada será gratuita para todos.

Leia também: Com chegada do Papai Noel, Natal em Carambeí promete encantar a população

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Moro avalia Elizabeth como candidata ‘vice’ para o governo?

As articulações para 2026 avançam no Paraná, com alianças em Ponta Grossa e possíveis apoios…

% dias atrás

Muralha digital identifica carro furtado e GCM age pápido na recuperação em PG

A GCM recuperou um veículo com alerta de furto no bairro Neves. O carro foi…

% dias atrás

Projeto para criação do protocolo “Assédio não” avança na Câmara de Vereadores de Castro

A proposição foi aprovada em primeira votação, na sessão ordinária de 02 de abril, por…

% dias atrás

Vereador Julio Kuller destaca avanços e desafios na assistência a Autistas em Ponta Grossa

Ponta Grossa realizou uma caminhada pelo Dia do Autismo, destacando investimentos e políticas públicas para…

% dias atrás

Guarda Civil Municipal prende homem procurado por estupro de vulnerável em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende foragido por estupro de vulnerável e corrupção de menores…

% dias atrás

Vereador Guilherme Mazer propõe projeto para garantir direitos a pessoas com Autismo em PG

Ponta Grossa avança na inclusão com consultas de neuropediatra e projeto que garante direitos a…

% dias atrás