Categorias: Política

Chociai ‘devolve’ projetos que alterariam Plano Diretor e cobra maior debate

O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, Filipe Chociai (PSD), enviou nesta terça-feira (18) três ofícios à Prefeitura devolvendo projetos de lei que tratam de alterações no Plano Diretor da cidade.

Os projetos foram protocolados no Legislativo no final do ano passado “sem conter os devidos requisitos para serem votados” – para Filipe, as medidas carecem de fundamentação, transparência e participação popular, violando os princípios de gestão democrática e transparência exigidos para alterações no Plano Diretor.

A devolução dos projetos já tinha sido “alinhada” junto ao Poder Executivo. “Essa devolução já tinha sido informalmente apresentada ao Poder Executivo, que entendeu a necessidade. Agora vamos também informar o Ministério Público e buscar avançar na formação de um grupo de trabalho para, com cautela, resolver estas questões o quanto antes”, destaca Filipe.

Nos ofícios de Filipe enviados à prefeita Elizabeth Schmidt (União), o presidente do Legislativo pede, por exemplo, que além de serem submetidos a audiências públicas, os projetos tenham justificativas para cada item de mudança proposta. “Temos nestes projetos propostas de mudanças que alteram o Plano Diretor indo contra estudos técnicos realizados na UEPG”, exemplifica Chociai.

Os projetos de lei que tiveram a tramitação negada foram os PL 485, 515 e 516/2023 – todos eles tratam de pontos específicos do Plano Diretor. Chociai garantiu que o reenvio do projeto será seguido da criação de um grupo de trabalho formado por membros do Legislativo, da Prefeitura, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e dos Conselhos Municipais que tratem do tema para esclarecer e avaliar tais questões.

“O Plano Diretor não é um assunto nichado, ele interessa a todos os moradores e temos que tratá-lo da forma mais transparente possível. Convidamos toda a comunidade a participar das futuras audiências públicas para que possamos construir juntos um Plano Diretor que realmente atenda às necessidades da nossa cidade”, finalizou.

Reportagem

Na última semana, o portal BNT produziu uma reportagem especial sobre o Plano Diretor de Ponta Grossa, trazendo as movimentações sobre o debate de revisão do projeto. Clique aqui e veja mais detalhes sobre.

Com informações da assessoria

Leia também: CBF define nova data e horário para jogo decisivo entre Operário e Grêmio

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Paraná leva vacinação às escolas para reforçar proteção de 2,4 milhões de alunos

Campanha segue até 31 de maio e contempla vacinas contra gripe, Covid-19, HPV e outras,…

% dias atrás

O que Sandro, Marcelo e Mabel, têm em comum para 2026?

Divisão entre aliados de Ratinho e Elizabeth pode tornar eleição em Ponta Grossa imprevisível e…

% dias atrás

Estudantes do Paraná já podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem 2025

Solicitações devem ser feitas entre 14 e 25 de abril no site do Inep

% dias atrás

Distrito Industrial de Ponta Grossa terá módulo móvel da Guarda Municipal

Prefeitura reforça segurança com patrulhamento diário e integração ao sistema Muralha Digital

% dias atrás

Carreta carregada com farelo de soja invade pista contrária na BR-376 em Ponta Grossa

Veículo ficou atravessado na via após falha no sistema de freio. Motorista saiu ileso e…

% dias atrás

Vídeo: Jovem é presa por injúria racial durante jogo de futsal em Ponta Grossa

Acusada chamou jogador de “preto” e “preto imundo” durante jogo transmitido ao vivo. Polícia Militar…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade