Categorias: Coluna

Cidade velha, centro novo (por Roberto Ferensovicz)

Neste ano, Ponta Grossa completa 200 anos. Uma cidade antiga, com pouquíssimo planejamento. Seu local foi definido por duas pombas, que não entendem nada de engenharia, a culpa não é delas e sim, nossa.


Moro aqui desde 1989, venho acompanhando o crescimento da nossa cidade e percebo que temos muitos problemas. Podemos citar os núcleos habitacionais muito distantes do centro, mas um dos principais problemas, no meu entendimento, é o centro da nossa cidade. A maioria das ruas estreitas, típicas de cidades antigas, o trânsito faz um bom tempo que é um caos, mesmo tirando todos os estacionamentos das vias, não resolve o problema, pois o fluxo de veículos (carros, ônibus, motos e até mesmo as bikes) é bem complicado.


No meu humilde entendimento, vejo que uma das alternativas é o planejamento de um novo centro, não sei se em Uvaranas, Nova Rússia ou Oficinas, até porque não sou engenheiro, arquiteto, mas sei que esse tema precisa ser urgente discutido.


Ano que vem teremos eleições e esse deve ser um dos temas a ser debatido. Sei que a Saúde, Educação e Segurança são os carros chefes das campanhas, das promessas…mas entendo que o planejamento urbano também é uma pauta importante. Todos sofremos com a falta dele, imaginem vocês como será nosso trânsito daqui 25, 50 anos. Daqui a 25 imagino que estarei aqui pra ver e pra sofrer, mas não podemos pensar só em nós, temos que pensar nas gerações futuras.


Portanto, temos um assunto importante para debater. Essa semana, os vereadores estavam debatendo sobre a contratação de empresa de segurança nas escolas, um assunto que é importante, mas que não cabe a eles discutirem, cabe ao Executivo.

Então fica aqui a sugestão para o Legislativo, bem como para o Executivo para debaterem, o planejamento de um novo centro para a nossa cidade, a Vicente Machado, bem como a Balduíno Taques estão sufocadas, as ruas, transeuntes e motoristas pedem socorro.

Leia também: Aniversário de 200 anos de PG terá show do Roupa Nova

Roberto Ferensovicz

Servidor público municipal há 28 anos. Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta Grossa (SindServ-PG)

Artigos recentes

Mariantonieta Pailo Ferraz é eleita 16ª presidente da OAB subseção Ponta Grossa

Presidente marca história ao ser a segunda mulher eleita da Ordem

% dias atrás

Prefeitura inicia bloqueio de ruas centrais para desfile da MünchenFest

Agentes de Trânsito da Prefeitura irão acompanhar os preparativos para o desfile e orientar os…

% dias atrás

Presidente da Acecastro fala sobre ‘Black Week’ que terá descontos e prêmios a clientes em Castro

A 'Black Week' é uma iniciativa que acontece na próxima semana e envolve quase 60…

% dias atrás

Boteco da Visconde é o ganhador do 4º Circuito Gastronômico dos Campos Gerais

Top 3 ainda conta com o Bierwit Restaurante e Choperia, de Palmeira, e o Restaurante…

% dias atrás

OAB Ponta Grossa encerra a votação; acompanhe a apuração aqui

Candidatas Juliana Scalise Taques Fonseca e Mariantonieta Pailo Ferraz disputaram a presidência

% dias atrás

Aprovação do Mercado de Carbono coloca Brasil em destaque na gestão ambiental

Aliel Machado foi relator do PL que cria o Mercado de Carbono. Parlamentar detalha importância…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade