Categorias: Coluna

Cidade velha, centro novo (por Roberto Ferensovicz)

Neste ano, Ponta Grossa completa 200 anos. Uma cidade antiga, com pouquíssimo planejamento. Seu local foi definido por duas pombas, que não entendem nada de engenharia, a culpa não é delas e sim, nossa.


Moro aqui desde 1989, venho acompanhando o crescimento da nossa cidade e percebo que temos muitos problemas. Podemos citar os núcleos habitacionais muito distantes do centro, mas um dos principais problemas, no meu entendimento, é o centro da nossa cidade. A maioria das ruas estreitas, típicas de cidades antigas, o trânsito faz um bom tempo que é um caos, mesmo tirando todos os estacionamentos das vias, não resolve o problema, pois o fluxo de veículos (carros, ônibus, motos e até mesmo as bikes) é bem complicado.


No meu humilde entendimento, vejo que uma das alternativas é o planejamento de um novo centro, não sei se em Uvaranas, Nova Rússia ou Oficinas, até porque não sou engenheiro, arquiteto, mas sei que esse tema precisa ser urgente discutido.


Ano que vem teremos eleições e esse deve ser um dos temas a ser debatido. Sei que a Saúde, Educação e Segurança são os carros chefes das campanhas, das promessas…mas entendo que o planejamento urbano também é uma pauta importante. Todos sofremos com a falta dele, imaginem vocês como será nosso trânsito daqui 25, 50 anos. Daqui a 25 imagino que estarei aqui pra ver e pra sofrer, mas não podemos pensar só em nós, temos que pensar nas gerações futuras.


Portanto, temos um assunto importante para debater. Essa semana, os vereadores estavam debatendo sobre a contratação de empresa de segurança nas escolas, um assunto que é importante, mas que não cabe a eles discutirem, cabe ao Executivo.

Então fica aqui a sugestão para o Legislativo, bem como para o Executivo para debaterem, o planejamento de um novo centro para a nossa cidade, a Vicente Machado, bem como a Balduíno Taques estão sufocadas, as ruas, transeuntes e motoristas pedem socorro.

Leia também: Aniversário de 200 anos de PG terá show do Roupa Nova

Roberto Ferensovicz

Servidor público municipal há 28 anos. Vice-presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Ponta Grossa (SindServ-PG)

Artigos recentes

Voluntários são convocados para atuar no Rio Grande do Sul

Projeto da SAS Brasil promove assistência de saúde especializada às populações das cidades atingidas pelas…

% dias atrás

STF estabelece um precedente para o fim do sigilo bancário

O STF decidiu que as instituições financeiras no Brasil deverão fornecer dados financeiros de seus…

% dias atrás

Para o STF, o sigilo bancário não é um direito absoluto

Decisão do Supremo Tribunal Federal provoca intensas discussões sobre os limites da privacidade bancária e…

% dias atrás

Médico por um dia: faculdade promove workshop de medicina

O Workshop Medicina é destinado a alunos do ensino médio e de cursinhos preparatórios para…

% dias atrás

Mansão Réplica do Pateo do Collegio realiza 2ª edição do Leilão Residencial

O acervo com mais de 700 peças exclusivas foi reunido ao longo de 60 anos…

% dias atrás

Estudo aponta valor da comunicação para a logística reversa

A gestão de resíduos sólidos é um dos grandes desafios contemporâneos. Uma pesquisa recente trouxe…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade