O cenário eleitoral de Ponta Grossa será uma espécie de revanche dentro da disputa pela Prefeitura em 2024. A deputada Mabel Canto, sob a égide do pai, Jocelito Canto, deve fazer novamente frente a possível candidatura da prefeita Elizabeth Schimdt. Ao contrário do que muitos apostam, Elizabeth tem lastro político suficiente para disputar as eleições de outubro. O apoio dos irmãos Oliveira é importante, o que seria revertido apenas em caso de risco extremo, o que também seria possível, vejamos:
Uma polarização com Mabel é um elemento negativo para Elizabeth, como em qualquer eleição, como se viu na disputa das eleições presidenciais entre Lula e Bolsonaro, porém, decidir uma eleição no primeiro turno poderia ser um evento extraordinário e talvez distante.
Contudo, a provável participação do deputado Aliel Machado como candidato seria uma forma de forçar o segundo turno, sendo um risco mais eminente para Mabel, e, por consequência mais benéfico para a atual chefe do executivo num primeiro turno.
Nesta esteira, o risco para Elizabeth, que tem força junto ao governo do estado, e, Aliel que poderia ter os eventuais votos migrados de Mabel e o apoio do governo federal, seria, segundo analistas, no segundo turno.
Neste raciocínio, o caminho de Elizabeth é tortuoso, mesmo com uma futura possibilidade de reeleição, seriam dois fortes eventuais candidatos que podem fazer desta uma das mais disputadas eleições municipais, claro, com esse fictício cenário eleitoral.
Leia também: Deputado paranaense tem residência invadida por ladrões na madrugada
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade