Com 6,5 milhões de mudas plantadas em seu governo, Ratinho propõe ampliar reflorestamento nos próximos anos
Desde 2019, a gestão Ratinho Junior distribuiu 6,5 milhões de mudas de árvores nativas para plantio em áreas de reflorestamento, o que equivale a restauração de uma área do tamanho de 5,5 mil campos de futebol. A ação faz parte do programa Paraná Mais Verde, criado pelo governador, e que deverá ser ampliada em um eventual segundo mandato de acordo com o Plano de Governo.
[RELACIONADAS]
A medida, somada a outros programas e ações realizadas ao longo dos últimos três anos e oito meses no Paraná, fez com que o estado fosse reconhecido como um exemplo mundial em desenvolvimento sustentável pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Caso vença as eleições de outubro ao Governo do Estado, Ratinho Junior estabeleceu como meta realizar o plantio de 10 milhões de novas mudas nativas entre 2023 e 2026.
Segundo Ratinho Junior, a preocupação com o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável é um ponto chave para que o Paraná continue a atrair investimentos privados e, com isso, avance na recuperação econômica e geração de empregos aos paranaenses.
“O mundo tem caminhado no sentido de ter uma responsabilidade ambiental cada vez maior e o Paraná vem fazendo a sua lição de casa, inclusive à frente de países de primeiro mundo. Isso fortalece da nossa economia, porque quando você tem um trabalho de cuidado com o meio ambiente as empresas veem com bons olhos e acabam investindo no estado. Não é à toa que batemos recordes de geração de emprego nos últimos anos”, avalia o governador.
O PROGRAMA – As mudas foram distribuídas pelo Instituto Água e Terra (IAT), que possui 19 viveiros florestais e dois laboratórios de sementes responsáveis pela produção de 3 milhões de mudas ao ano de 100 espécies diferentes, inclusive ameaçadas de extinção, como peroba-rosa, imbuia e araucária. O objetivo é ampliar a cobertura vegetal do Paraná com foco na arborização urbana e rural. Apenas da araucária, árvore símbolo do Paraná, foram plantadas aproximadamente 300 mil mudas.
Em março deste ano, foi lançado o aplicativo Paraná Mais Verde para facilitar e agilizar o acesso da população às mudas produzidas pelos viveiros do estado. Pelo app é possível solicitar mudas nativas, identificar plantas e conhecer as espécies nativas produzidas pelo IAT. A ferramenta interativa é gratuita e pode ser baixada nas lojas Google Play e Apple Store, por meio da qual qualquer cidadão pode solicitar até 100 mudas por ano e ter seu pedido aprovado automaticamente.
SEGURANÇA HÍDRICA – Outra iniciativa tomada nesta gestão foi coordenada pela Sanepar, com o plantio de 5 mil mudas no entorno da Barragem do Iraí e de outras 133 mil mudar do reservatório Piraquara II, que está em execução. Ao todo, serão 250 hectares de mata nativa nestas áreas da Região Metropolitana de Curitiba para a recuperação ambiental destas barragens, que foram bastante afetadas pela mais grave estiagem no Paraná dos últimos anos.
Com a iniciativa, prevista no Plano de Segurança Hídrica da Sanepar, deverá haver diminuição no processo de erosão, facilitando a infiltração de água nos reservatórios e melhorando a qualidade e quantidade da água captada e distribuída à população.
Boca no Trombone
O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região