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Com chegada do frio, Prefeitura de PG disponibiliza estrutura para pessoas em situação de rua

Com a queda das temperaturas nos últimos dias, a Fundação de Assistência Social espera um aumento no atendimento no albergue noturno. A Prefeitura de Ponta Grossa conta com uma rede completa de atendimento voltada a pessoas em situação de rua, com condições de atendimento para quem precisa.

O Serviço de Acolhimento em Albergue Noturno Maria Isabel Wosgrau iniciou os atendimentos em junho de 2022 e tem atendido uma média de 60 a 70 pessoas por noite, que recebem alimentação, banho e orientações e encaminhamentos para outros serviços.

A prefeita Elizabeth Schmidt destaca que o atendimento para as pessoas em situação de rua, principalmente neste período do ano, é muito importante, evitando que este público sofra com as baixas temperaturas. “Trabalhamos para fazer de Ponta Grossa uma cidade mais humana, que promova o desenvolvimento humano e acolha as pessoas que precisam de ajuda”, comenta Elizabeth.

A presidente da FASPG, Tatyana Belo, explica que a mudança de endereço do albergue noturno é resultado de uma Audiência Pública proposta pela Prefeitura, realizada ainda em 2023. “A mudança aconteceu em 12 de março de 2024, e o novo local trata-se de um imóvel próprio do Município, localizado nos fundos do prédio do antigo Hospital 26 de Outubro, em construção anexa onde funciona a FASPG, atualmente”, conta Tatyana, que ressalta que o novo local atende a mesma quantidade de pessoas que a sede anterior do albergue.

“Informamos que quando identificados casos de pessoas em situação de rua no município, orientamos que entre em contato com a equipe do Serviço de Abordagem Social pelo telefone ou WhatsApp (42) 98879-3792, em que uma equipe se deslocará até o local e fará o atendimento, prestando orientação e encaminhamentos para locais de acolhimento disponíveis”, disse Tatyana, que orienta que o Serviço de Abordagem Social funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h, no período da noite das 21h às 23h, e finais de semana em regime de plantão.

“Em relação ao Serviço de Abordagem, vale destacar que muitas pessoas em situação de rua que são atendidas, não aceitam sair das ruas, mas a equipe continua acompanhando as situações e insistindo nos encaminhamentos”, reforça a presidente da FASPG.

A Prefeitura conta também com o Centro POP, que atende de segunda a sexta, das 8h às 17h, as pessoas em situação de rua, com toda a estrutura de alimentação, banho, documentos pessoais, passagens rodoviárias e lavagem de roupas. Ainda existem mais duas entidades sociais com termos de colaboração que juntas ofertam mais 120 vagas em serviços de acolhimentos.

Com informações da Prefeitura de Ponta Grossa

Leia também: Ponta Grossa e 8 cidades da região receberão verba para atender população em situação de rua no inverno

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

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