Categorias: DestaqueParaná

Com temporais, Corpo de Bombeiros do Paraná alerta para riscos de banho de mar

A intensificação das chuvas no Litoral do Paraná, que perduram desde o início da semana em Matinhos, Pontal do Paraná e Guaratuba, demanda ainda mais cuidados por parte de quem frequenta as praias. O alerta é do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, que neste momento atua também no atendimento de moradores afetados por alagamentos na região, com transferência de pessoas em áreas de risco para abrigos municipais.

Segundo a capitã Debora Kolossoskei, mesmo com o tempo ruim, alguns banhistas insistem em enfrentar as condições adversas para tomar banho de mar. A situação é especialmente arriscada em praias onde não há monitoramento dos guarda-vidas, que são devidamente identificadas com bandeiras.

“Em virtude das chuvas, temos um protocolo de segurança e estamos interditando alguns pontos da praia. Se o banhista for até um local identificado com bandeira preta, que são áreas não protegidas por guarda-vidas, ou com a bandeira dupla vermelha, que significa praia interditada, a recomendação é para que não entre na água”, orienta a representante do Corpo de Bombeiros.

Não é raro que o descumprimento das orientações dos bombeiros acarretem afogamentos e outras ocorrências em dias de temporal. Com isso, parte do efetivo e dos equipamentos que poderiam ser empregados no atendimento dos moradores afetados pelas chuvas acaba sendo empregada em situações que poderiam ser evitadas.

“A previsão do tempo é de mais chuva para os próximos dias. A recomendação é evitar as praias nesse momento, até por estarmos com os nossos recursos também voltados para outros atendimentos no Litoral”, esclarece capitã Debora. “O afogamento não é um acidente, ele pode ser evitado, então a gente conta com a colaboração dos banhistas”.

RISCO ELÉTRICO  Outro risco associado aos temporais é com a maior incidência de raios. Nas praias, isso se torna ainda mais perigoso devido à ausência de estrutura de maior porte ou coberturas, fazendo com que as pessoas que circulam nas areias ou na orla se tornem pontos em potencial para grandes descargas elétrica que podem acarretar graves ferimentos ou até mesmo a morte.

A orientação do Corpo de Bombeiros nestes casos é permanecer em áreas protegida, preferencialmente locais de alvenaria ou, quando não for possível, dentro do próprio veículo, evitando encostar nas paredes ou sair do automóvel em caso de descargas. Também é recomendado não ficar embaixo de árvores ou de outros pontos altos metálicos que possam atrair a descarga atmosférica.

SUPORTE AOS DESABRIGADOS  Na manhã desta quinta-feira (25), a equipe da Defesa Civil do Paraná enviou um caminhão com colchões e kits dormitório para Guaratuba, que é a cidade da região que tem o maior volume acumulado de chuvas e também o maior número de pessoas afetadas. Em todo o Litoral, 417 pessoas foram retiradas de suas casas e colocadas em locais seguros de acordo com o levantamento mais recente da Defesa Civil, que segue atendendo ocorrências nas cidades, assim como o Corpo de Bombeiros.

A Coordenadoria Estadual da Defesa Civil tem emitido seguidos alertas sobre as condições climáticas, com risco de chuvas fortes e tempestades em grande parte do Estado. Em caso de necessidade e mediante solicitação das prefeituras, poderão ser encaminhadas telhas, lonas, kits de limpeza e higiene e cestas básicas.

Leia também:
Um homem foi preso e um adolescente apreendido com drogas na cidade de Castro

Igor Rugilo

Desde 2013, Igor tem trilhado uma carreira diversificada no mundo da comunicação. Começando como sonoplasta em uma rádio em Ponta Grossa, rapidamente evoluiu para se tornar um dos produtores de um programa. Em seguida, assumiu o desafio de Repórter Policial em um programa de TV a cabo. Em 2016, Igor embarcou em uma missão de serviço voluntário no Paraguai, dedicando dois anos à A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Após seu retorno, expandiu seus horizontes profissionais, atuando como redator em uma rede de televisão aberta em 2018. Em 2020, Igor voltou às suas raízes no rádio e à cobertura policial, desta vez através de um site de notícias. Atualmente, é parte integrante da equipe do Portal Boca no Trombone. Além do seu domínio do português, Igor é fluentemente em espanhol. Igor detém o registro de Jornalista sob o número 0012423/PR, solidificando sua dedicação à ética e integridade profissional no campo da comunicação.

Artigos recentes

Mabel Canto emite nota e anuncia suspensão de atividades após incidente com Sandra Queiroz

Mabel Canto emite nota sobre incidente com candidata a vice-prefeita em Ponta Grossa

% dias atrás

Trabalhador sofre fratura grave durante acidente na SANEPAR em Ponta Grossa

Trabalhador sofre fratura grave após manilha cair em sua perna durante serviço na SANEPAR, Ponta…

% dias atrás

Sandra Queiroz, vice de Mabel Canto é hospitalizada após se engasgar com carne em Ponta Grossa

Sandra Queiroz, vice de Mabel Canto, é hospitalizada após engasgo em Ponta Grossa. Samu precisou…

% dias atrás

Colisão entre Gol e Palio deixa três feridos em bairro de Ponta Grossa

Acidente na Vila Isabel, Ponta Grossa: Gol capota após colisão com Palio que furou a…

% dias atrás

Homem é preso em Irati por violação de ordem judicial da Lei Maria da Penha

Homem é preso em flagrante em Irati por descumprir medida protetiva da Lei Maria da…

% dias atrás

Viação Campos Gerais está contratando

A vaga que está aberta na VCG é a de torneiro mecânico. Os interessados a…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade