Categorias: DestaqueParaná

Comércio no Paraná cresce 3,9% em agosto em comparação a 2022

O volume de vendas e a receita do comércio do Paraná aumentaram em agosto desse ano em comparação ao mesmo mês de 2022, ficando acima da média nacional. No volume de vendas, o Estado fechou o oitavo mês de 2023 com crescimento de 3,9% em relação a agosto do ano passado, enquanto a média nacional ficou em 3,2%. Já em relação à receita, o comércio paranaense teve crescimento de 3,2% na comparação entre agosto de 2022 e de 2023, contra aumento de 2,3% em todo o Brasil. Os dados são da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada nesta quarta-feira (18) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No acumulado dos oito primeiros meses, o comércio do Paraná cresceu 1% em relação ao mesmo período de 2022. O levantamento aponta ainda aumento de 0,7% no mês de agosto em relação ao mês anterior, julho, na contramão da média nacional, que teve queda de -0,2%. Já no acumulado dos últimos 12 meses o aumento no volume de vendas no Estado foi de 1,2%.

O desempenho do Paraná nos oito primeiros meses de 2023 foi puxado pelos seguintes segmentos: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (11,2%), eletrodomésticos (10,2%), móveis e eletrodomésticos (4,4%), combustíveis e lubrificantes (2,1%), hipermercados e supermercados (1,4%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,2%).

RECEITA

Além do crescimento no comparativo entre agosto de 2023 e de 2022, a receita das vendas no comércio paranaense teve aumento, também, no acumulado de janeiro a agosto em relação ao mesmo período do ano passado. O incremento foi de 2,5%. Na comparação de agosto com julho, o crescimento foi de 1,4%, índice acima da média nacional, que ficou em 0,5%. Já no acumulado dos 12 últimos meses, o crescimento da receita no Paraná foi de 5,3%.

Sete segmentos apresentaram alta de receita no Paraná no acumulado dos oito primeiros meses do ano: artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos com 23,7%; hipermercados e supermercados junto com eletrodomésticos empatados com 8,1%; hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo com 8%; tecidos, vestuário e calçados com 3,6%; e comércio varejista com 2,5%.

A PMC produz indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista do País, avaliando o volume e a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas e cuja atividade principal é o comércio varejista.

Leia também: Pneus de carreta bitrem e parte da carga de madeira pegam fogo na PR-151

AEN

Agência Estadual de Notícias do Estado do Paraná.

Artigos recentes

Marco na erradicação da pólio, gotinha dá lugar à vacina injetável

A substituição da dose oral pela injetável no Brasil tem o aval da Câmara Técnica…

% dias atrás

Paraná tem participação fundamental para aumento da safra de feijão no País

Possibilidade de crescimento em 23 mil hectares na primeira safra de feijão paranaense, ainda que…

% dias atrás

Hora extra lidera litígios trabalhistas e requer atenção redobrada das empresas

Complexidade nos cálculos e divergências sobre compensação de horas levam trabalhadores a recorrer à Justiça…

% dias atrás

Grandes players do Brasil revelam estratégias vencedoras durante o PL Connection

Evento reúne as maiores empresas do varejo brasileiro e debate como as novas tecnologias, aliadas…

% dias atrás

Cia. BEMO encena Don Quixote no Theatro Municipal (RJ)

A Companhia de Ballet da Escola Maria Olenewa do Theatro Municipal (BEMO-TMRJ) encena Don Quixote,…

% dias atrás

Motorista é preso por dirigir embriagado e na contramão em rodovia de PG

Teste de etilômetro apontou 1.41 mg/l. Preso foi encaminhado para a 13ª SDP

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade