Categorias: Campos GeraisDestaque

Comitê Gestor da MPE toma posse em Castro

Ocorreu na manhã de terça-feira (17) a cerimônia de institucionalização e posse do Comitê Gestor da Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas de Castro (Decreto nº 792/2023). No encontro, realizado com os membros do novo comitê e representantes do Sebrae, também ficaram definidas as próximas reuniões e os primeiros passos a serem dados pelo grupo.

Ficaram definidas, por exemplo, ações sob temas que visam a aproximação da gestão pública às micro e pequenas empresas castrenses. É o que explica a presidente do comitê, Dulciléia Ana dos Reis. “Com o intuito de aproximar o setor público das micros e pequenas empresas, o Comitê Gestor irá trabalhar inicialmente com três eixos principais: a simplificação e desburocratização na abertura dessas empresas, educação empreendedora e acesso ao mercado, buscando demonstrar para as empresas do Município que pode ser muito vantajoso vender para o setor público, movimentando a economia local”, destaca.

Sobre o Comitê Gestor

O Comitê Gestor da MPE está previsto na Lei Complementar nº 25/2009 do município e “institui o tratamento diferenciado e favorecido a ser dispensado às microempresas e as empresas de pequeno porte”. Entre as competências do grupo estão o acompanhamento, regulamentação e a implementação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte no Município, com integração entre órgãos públicos e privados; acompanhamento das deliberações e estudos desenvolvidos no âmbito do Fórum Permanente das MEs e EPPs, Fórum Estadual da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e Comitê para Gestão da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios, e, promoção de ações de apoio ao desenvolvimento da ME e EPP local ou regional.

No Município, o Comitê Gestor é composto por representantes da gestão pública – com servidores das Secretarias Municipais da Fazenda, Indústria, Comércio, Turismo e Cultura, Educação, Saúde, Urbanismo e Agricultura, por empresários, representantes de instituições financeiras, contadores e representantes de entidades de classe, como Secom e Acecastro.

Conforme defende o coordenador do comitê, Alisson Ribas Cortiano, a ideia foi justamente a de uma formação heterogênea. “Trabalhamos de forma mais assertiva quando conseguimos reunir lideranças locais para conversar e planejar o desenvolvimento da cidade. Quanto mais diversificado for o grupo em termos de representatividade, mais eficaz se torna essa abordagem”, destacou.

O coordenador também comentou o início dos trabalhos do comitê e falou sobre o quanto a atividade do grupo poderá contribuir com o desenvolvimento do ambiente de negócios em Castro. “A instituição do Comitê Gestor representa um marco de extrema relevância para o avanço de um município, tendo como seu principal desígnio a aplicação da legislação e o aprimoramento do ambiente de negócios na localidade”, finalizou Alisson.

Leia também: Confira a previsão do tempo para o fim de semana em PG e região

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Confira os 10 maiores ganhadores do Programa Nota Paraná

O líder disparado no ranking de sortudos do programa da Secretaria de Fazenda é de…

% dias atrás

Acidente na PR-151 deixa um morto e carga de cervejas espalhada na pista

O acidente causou transtornos no tráfego e mobilizou as autoridades para a apuração das causas.

% dias atrás

Família busca por homem desaparecido desde quinta-feira (20)

Segundo a família, o homem desaparecido necessita de medicação controlada e cuidados especiais.

% dias atrás

Papa Francisco permanece em estado crítico após crise respiratória

Até o momento, não há previsão de alta, e a agenda do Papa permanece suspensa.

% dias atrás

Carnaval no Paraná: opções para todos os estilos de folia e descanso

Tanto quem está em busca de descanso quanto quem não deixa de lado um tradicional…

% dias atrás

Moacyr Fadel destaca papel das associações municipais no desenvolvimento regional.

Para o deputado, o desenvolvimento das cidades deve ser prioridade na formulação de políticas públicas.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade