A Rede Municipal de Ensino de Ponta Grossa esteve no roteiro de uma comitiva de executivas da área da educação da Finlândia, em visita organizada pela Fundação Araucária e apoio da Universidade Estadual de Ponta Grossa, nesta quarta (08). O grupo visitou a UEPG e unidades escolares municipais, tendo em vista possíveis parcerias entre o município, o estado e o país europeu.
A Finlândia, país que possui um dos sistemas educacionais mais reconhecidos do mundo, esteve representada pela Drª Marjo Rissanen, conselheira de Educação para a Agência Nacional de Educação da Finlândia e Centro Finlandês de Excelência em Educação e Desenvolvimento e pela Drª Johanna Harjunpää, também do Centro Finlandês de Excelência.
Leia também: Docentes da UEPG decidem por manter estado de greve
“Nosso principal objetivo é conhecer as escolas e o sistema de educação no Paraná. Visitamos também outras escolas e Secretarias e estamos pensando em que tipo de parcerias e cooperações poderíamos ter com a participação da Fundação Araucária”, relata Marjo Rissanen.
Além de iniciativas na UEPG, o grupo conheceu o funcionamento, estrutura e metodologias da Rede Municipal de Ensino. O grupo visitou o CMEI Itamara Alves Aparecida de Almeida, no Costa Rica, onde conheceu a alimentação escolar, o projeto Vamos Comer e Brincar e as metodologias de ensino em sala de aula.
Na Escola Municipal Alda dos Santos Rebonato, no Rio Verde, as visitantes foram recepcionadas calorosamente pelos alunos e se encantaram com o carinho das crianças, que fizeram desenhos e cartazes para agradecer a visita e homenagear as finlandesas. Elas também conheceram o Laboratório de Aprendizagem Criativa (LAC) da escola, onde é feita a alfabetização tecnológica dos alunos em robótica, mecânica, eletrônica e outros conceitos.
Marjo Rissanen disse que, para além da estrutura das unidades escolares, chamou a atenção a amorosidade e carinho das crianças, professoras e funcionários que as receberam. “Primeiramente, eu me senti tão bem-vinda, porque todos foram tão amigáveis e calorosos conosco. Eu gostaria de agradecer por tudo que vimos e ouvimos, vocês alimentaram os nossos corações”, declarou a executiva. Após conhecer o LAC, disse Marjo, “temos muitas coisas temos em comum, mas claro que há diferenças entre os sistemas, aqui e na Finlândia. Estamos tentando aprender o sistema daqui para que, possivelmente, possamos ajudar ou trazer algo da Finlândia. É uma possibilidade e algo que precisa ser estudado”, complementa.
Ponta Grossa no roteiro
Representando a Fundação Araucária, a Drª Eliane Segatti Rios, assessora para Projetos Estratégicos Internacionais, explica que a visita ocorre após a Fundação ter também realizado o reconhecimento do sistema educacional na Finlândia. “A visita ocorre para que elas possam conhecer o funcionamento do contexto educacional do Paraná na Educação Básica e no Ensino Superior, visando estreitar laços e estabelecer parcerias para a qualificação da política educacional do nosso estado. Quisemos ao máximo mostrar nossas boas práticas e mostrar in loco como se desenvolve a nossa política educacional”, conta Eliane, destacando que o grupo visitou também unidades em Curitiba. “Ponta Grossa entrou por ser considerada uma cidade que está preocupada com a questão da inovação na educação”, observa.
Também acompanharam a visitação a Drª Sulany dos Santos, diretora do Escritório Internacional da UEPG e a Drª Paola Scortegagna, do NAPI/UEPG e as coordenadoras do Ensino Fundamental da SME, Silvia Rodrigues, e da Educação Infantil, Daniele Jonko.
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade