A comunidade de Itaiacoca, distrito rural de Ponta Grossa, está enfrentando diversos desafios no transporte escolar, conforme relatado por uma professora. O distrito abriga quatro escolas, incluindo duas municipais e duas estaduais, distribuídas nos povoados de Biscaia e Cerrado.
A falta de infraestrutura adequada e a escassez de veículos de transporte têm gerado transtornos para os alunos, afetando sua frequência e desempenho escolar. Estradas sem manutenção, falta de cascalhamento e um menor número de veículos disponíveis são apenas algumas das questões enfrentadas diariamente pela comunidade escolar.
Além disso, um desmoronamento na pista que liga o povoado do Passo do Pupo ao povoado de Biscaia em 2023, fato ocorrido por conta das chuvas torrenciais que afetaram a região na época, e que extrapolaram as médias pluviométricas e tem causado ainda mais problemas, pois ainda não foi realizado o devido reparo, apesar das promessas anteriores da prefeitura de Ponta Grossa.
Pensando na segurança, houve um decreto municipal que proibiu o tráfego de veículos acima de 3,5 Toneladas, a área ainda está sinalizada com essa normativa, no entanto não houve e não há nenhuma fiscalização impedindo isso, de acordo com a professora.
Os problemas se somam, pois muitas estradas não recebem a manutenção devida há muito tempo, não possui cascalhamento, o que gera encalhamentos ou os alunos simplesmente são deixados pelo transporte escolar por falta de acesso.
De maneira resumida, o maior problema é que a maioria dos alunos está com a carga horária reduzida nas escolas para não haver um atraso tão grande no horário em que os alunos saem e chegam em suas residências. Por fim, a docente exclama: “Ouvidorias na secretaria municipal de Educação, no Núcleo Regional de Educação e na secretaria de obras não foram suficientes para fazer com que o poder público olhasse para o que temos de mais precioso na região de Itaiacoca: nossos filhos e filhas! O futuro de uma região de beleza inigualável, porém esquecida”, disse.
O que diz a Prefeitura
Em resposta às reclamações da comunidade, o portal Boca no Trombone entrou em contato com a prefeitura de Ponta Grossa em busca de esclarecimentos para saber se há uma expectativa de aumentar o número de ônibus na região e se a pista que liga o povoado do Passo do Pupo ao povoado de Biscaia tem previsão de manutenção para a segurança dos moradores.
Em nota, a prefeitura destacou que a região de Itaiacoca tem sido contemplada com a manutenção das estradas como parte do programa ‘Caminhos do Agro’, bem como mais de 130 km em outras áreas rurais. “Ainda há outras passagens em restauração, a exemplo do Cerrado e Cerradinho, que em breve passarão por manutenção”, diz a nota.
Nas redes sociais oficiais da prefeitura, o secretário de Planejamento, Luiz Henrique Honesko aparece em um vídeo dando explicações sobre a estrada do Biscaia e garantindo a recuperação da via após os deslizamentos. Confira abaixo:
Leia também: Campanha online busca ajuda para criança de PG realizar cirurgia urgente na garganta
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade