Categorias: Ponta Grossa

Conclusão da adutora do Rio Pitangui será fim das manobras em PG, diz diretor da Sanepar

O diretor de Operações da Sanepar, Sérgio Wippel, concedeu uma coletiva de imprensa, na manhã desta terça-feira (18), em Ponta Grossa. Durante o encontro, no local da obra da adutora do Rio Pitangui, Wippel explicou que a normalização do abastecimento de água ocorrerá entre hoje (18) e quarta-feira (19). 

O diretor explicou que, com o fim das obras na adutora do Rio Pitangui, é o fim das manobras de abastecimento em Ponta Grossa. “É o fim da manobra como a gente tinha já comentado junto à imprensa”, diz. 

Wippel explicou que a obra é “complexa” por conta da topografia e disse que houve um vazamento, o que teria atrasado a entrega da obra. “Temos todos os riscos operacionais que não podemos arriscar. E ontem, na operacionalização pela segunda vez da nossa linha, tivemos um vazamento. Trabalhamos até de madrugada, 5 da manhã. Por uma questão de segurança, optamos por fazer uma peça especial”, explicou Wippel.

Leia mais: Sindilojas, ACIPG e Abrasel cobram soluções urgentes para a falta de água em PG

Wippel também destacou a importância do uso racional da água neste período crítico, pedindo a colaboração da população para equilibrar o sistema de distribuição. “Nesse período, ainda de hoje até amanhã, pedimos o uso racional para que possamos chegar mais rapidamente nas áreas mais distantes de Ponta Grossa, nos pontos mais altos, e garantir o equilíbrio no sistema distribuidor”, afirmou.

A coletiva também abordou a questão da multa aplicada pela Prefeitura de Ponta Grossa à Sanepar, devido ao desabastecimento de água ocorrido no município. Em relação a essa situação, Wippel destacou que, se for confirmado que a multa é de fato devida, a Sanepar irá pagá-la. Caso contrário, a empresa buscará recorrer. 

“Se é o entendimento que é de fato uma multa, a Sanepar vai pagar, não sendo, a Sanepar vai recorrer. Mas é uma parte contratual, e nós temos uma agência reguladora neutra no processo (AGEPAR) que está desempenhando seu papel junto à Sanepar e ao município”, concluiu.

Conforme informações divulgadas pela Prefeitura de Ponta Grossa, a multa aplicada a Sanepar será de 10% do valor arrecadado mensalmente pela companhia. A estimativa é de que o valor da multa deja de R$ 2,5 milhões. Veja matéria completa sobre o assunto. 

Veja a transmissão ao vivo diretamente do local como repórter Igor Rugilo. 

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Cerca de 10,2 milhões ainda não declararam Imposto de Renda em 2025

Prazo para entrega termina às 23h59min59s de sexta-feira

% dias atrás

Posse da ministra das Mulheres vira ato de apoio a Marina Silva

"Se eu estivesse lá, provavelmente, eu agiria”, diz Márcia Lopes

% dias atrás

Quadrilha que adulterava soja é alvo de operação da Polícia Civil em Ponta Grossa

PCPR prende 24 por fraude de soja e fertilizantes. Mandados em Ponta Grossa e mais…

% dias atrás

Inmet prevê neve pela primeira vez no ano nesta noite ou madrugada

Chances são para as serras gaúcha e catarinense e sul do Paraná

% dias atrás

Confira as principais notícias policiais com Plantão 192 BnT no ar!

Confira as principais notícias policiais das últimas horas em Ponta Grossa e região.

% dias atrás

Polícia Militar realiza palestras na Semana Estadual da Mulher do Campo em Castro

PM realiza palestras em Castro na Semana da Mulher do Campo, com foco em segurança…

% dias atrás