Categorias: Cidades

Confiança dos consumidores avança 3,8 pontos em abril, diz FGV

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) avançou 3,8 pontos em abril, para 78,6 pontos, o maior nível desde agosto de 2021 (81,8 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice variou 1,5 ponto, para 77,1 pontos.

Os dados foram divulgados hoje (25) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV).

Segundo a coordenadora das Sondagens, Viviane Seda Bittencourt, os resultados positivos deste mês parecem estar relacionados ao fim do surto da variante Ômicron e ao anúncio de um pacote de medidas para aliviar a pressão da inflação e dos juros sobre as finanças familiares com a liberação de saques do FGTS, antecipação do décimo terceiro salário de aposentados e facilitação de acesso ao crédito.

“Houve diminuição do pessimismo com relação ao mercado de trabalho mas a alta da inflação e os juros elevados ainda preocupem as famílias, que continuam cautelosas com relação à realização de compras de alto valor”, disse, em nota, a pesquisadora.

[RELACIONADAS]

Em abril, a alta do ICC foi influenciada tanto pela melhora das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 3,8 pontos, para 69,1 pontos e o Índice de Expectativas (IE) avançou 3,6 pontos, para 86,1 pontos, ambos alcançam os melhores resultados desde agosto de 2021 (69,8 e 90,9 pontos, respectivamente).

Segundo o Ibre/FGV, nas avaliações sobre o momento, o destaque foi a melhora das avaliações dos consumidores com relação à situação financeira das famílias, cujo indicador subiu 5,5 pontos, para 62,4 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (63,8 pontos). Houve melhora também da percepção o estado geral da economia. Neste caso, o indicador aumentou dois pontos, para 76,4 pontos.

Entre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede a perspectiva sobre a situação econômica geral nos próximos meses foi o que mais influenciou a alta da confiança no mês ao variar 8,3 pontos, para 101,6 pontos. Pelo terceiro mês houve melhora das expectativas para as finanças familiares, com alta de 1,2 ponto no indicador, para 90,9 pontos.

De acordo com a pesquisa, apesar do resultado positivo das perspectivas sobre economia e finanças familiares, a intenção de compras de bens duráveis segue fraca e com tendência indefinida.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

UEPG se pronuncia sobre tentativa de estupro dentro do Campus

Acompanhe o pronunciamento ao vivo de autoridades universitárias e o comando da Polícia Militar com…

% dias atrás

Morte de jovem atropelado por trem em PG causa comoção nas redes sociais

Acidente aconteceu na tarde de segunda-feira. Sepultamento acontece nesta terça-feira

% dias atrás

Homem é detido usando drogas em via pública de PG

Caso foi denunciado e repassadas as características do indivíduo a Guarda Municipal, que se deslocou…

% dias atrás

Boomi anuncia vencedores do Partner Awards 2024

Boomi™, líder em integração inteligente e automação, anunciou hoje os vencedores de seu Partner Awards…

% dias atrás

Hoje é o prazo final para adesão ao Refis em Tibagi

É possível realizar o parcelamento em até 30 vezes com desconto nos juros e multa…

% dias atrás

Boomi e RSM US LLP ampliam aliança empresarial estratégica para capacitar organizações de médio porte com soluções de integração perfeita

Boomi™, líder em integração inteligente e automação, anunciou hoje a extensão de sua aliança comercial…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade