Categorias: BrasilDestaque

Confira como fica as novas regras para aposentadoria em 2024

Quem está contando os anos ou dias para se aposentar deve levar em conta como as novas regras aprovadas pela Reforma da Previdência causam efeitos em 2024. São as regras de transição que valem para quem já trabalhava antes de 13 de novembro de 2019 e contribui com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As contas que o trabalhador deve fazer para se aposentar são atualizadas todos os anos, conforme prevê a reforma.Confira como fica as novas regras para aposentadoria em 2024Confira como fica as novas regras para aposentadoria em 2024Confira como fica as novas regras para aposentadoria em 2024

Uma das possibilidades é se aposentar pelo sistema dos pontos. Para saber quantos pontos o trabalhador contabiliza, é necessário somar a idade com o tempo de contribuição. Em 2024, para as mulheres, são necessários 91 pontos (com pelo menos 30 anos de contribuição). Para os homens, 101 pontos (com 35 anos no sistema do INSS). Os tempos mínimos no sistema do INSS não se alteram.

Esses números sobem ano a ano. Em 2025, por exemplo, a somatória desses pontos será 92 para mulheres e 102 para homens. Essa regra de transição vai até 2035, quando mulheres precisarão somar 102 e homens, 105.

Outra possibilidade de aposentadoria seria pela idade mínima (para quem não tem os pontos, mas possui o tempo de contribuição necessário). A partir do ano que vem, são 58 anos e 6 meses de idade para mulheres e 63 anos e 6 meses para homens. Essas idades vão aumentando seis meses a cada ano. Para a mulher, chega a 62 anos de idade em 2031, enquanto que, para o homem, aos 65 anos, a partir de 2027.

Pedágio

Existem ainda as regras de transição “do pedágio” , que não mudam no ano que vem. Elas atendem às pessoas que estavam próximas de se aposentar. No pedágio de 50%, a pessoa estaria a dois anos da aposentadoria.

Nesse caso, mulheres precisariam ter pelo menos 28 anos de contribuição e homens, 33. Prevê a regra que a pessoa precisaria trabalhar por mais metade do tempo que faltava para se aposentar. Se faltasse dois anos para aposentadoria, a pessoa deveria trabalhar três.

No caso de pedágio de 100%, homens necessitariam ter 60 anos de idade, e mulheres, 57. Faltando dois anos para se aposentar, por exemplo, os trabalhadores teriam que ficar mais quatro anos no serviço.

Leia também: Motorista embriagado colide com outro veículo em PG, tenta fugir e é levado para a delegacia

Agência Brasil

A Agência Brasil é uma agência de notícias brasileira. Faz parte da Empresa Brasileira de Comunicação

Artigos recentes

Carambeí disputa multinacional de R$ 3 bilhões

Conversas estão em andamento. Além disso, a prefeita também comentou sobre como estão as obras…

% dias atrás

Anvisa avalia regras mais estritas para medicamentos de emagrecimento

Anvisa propõe medidas rigorosas para venda de medicamentos para emagrecimento; retenção de receitas pode evitar…

% dias atrás

Clínica de Estética é arrobada em PG e ladrões furtam objetos

O crime aconteceu durante a madrugada de hoje (16). Uma viatura da Polícia Militar foi…

% dias atrás

Bispo convida fiéis a viverem a Semana Santa como tempo de fé, silêncio e renovação espiritual

Na Diocese de Ponta Grossa, diversas ações têm sido propostas como preparação: caminhadas penitenciais, celebrações…

% dias atrás

Polícia mata quatro suspeitos de roubo de carga em Ortigueira durante confronto

Durante o acompanhamento tático, os ocupantes do veículo dispararam contra os policiais, desencadeando um confronto.

% dias atrás

18ª ExpoFrísia acontece de 24 a 26 de abril em Carambeí

A ExpoFrísia acontecerá em Carambeí, com atrações que destacam o centenário da Frísia, a mais…

% dias atrás