A Prefeitura de Ponta Grossa divulgou nesta sexta-feira (10) o resultado da primeira fase do edital 001/2021, que aprovou 40 projetos específicos ao fomento do turismo local. Parte da Lei Municipal de Incentivo a Eventos Turísticos, o edital possibilita a captação de recursos via IPTU, promovendo uma ampla movimentação econômica na cidade.
De acordo com o secretário de Turismo, Paulo Roberto Baptista Stachowiak, o edital representa uma importante ferramenta de crescimento econômico e valorização cultural. “Estamos investindo R$ 1,6 milhão, que certamente retornarão multiplicados à nossa cidade por meio de hospedagem, alimentação e serviços. O impacto financeiro dos projetos planejados pode chegar a R$ 10 milhões, beneficiando empreendimentos turísticos e outros setores envolvidos na cadeia do turismo”, destacou. Stachowiak ainda confirmou que, embora não haja uma segunda fase do edital, há previsão de ampliação do orçamento para 2026, permitindo a inclusão de novos projetos.
Press Trip Conheça Campos Gerais
Um dos destaques do edital é o Press Trip Conheça Campos Gerais 2025 , desenvolvido pelo Portal BnT Online, através do Guia Turístico Conheça Campos Gerais, em parceria com a Adetur, Sebrae, prefeituras municipais, Viaje Paraná e Secretaria de Estado do Turismo . O diretor de conteúdo do BnT, Marcos Silva, dstaca que esse é o segundo ano consecutivo que o Portal tem um projeto aprovado, reforçando seu papel como incentivador do turismo na região. Segundo Silva, o projeto tem como objetivo trazer mais de 30 jornalistas de diversas regiões do Brasil para conhecer e divulgar os atrativos dos Campos Gerais.
“O impacto previsto é a ampliação da visibilidade de toda a região, incluindo municípios do mapa turístico do Paraná e empreendimentos validados para receber turistas. É uma honra representar o BnT Online em um projeto que promove tanto desenvolvimento”, afirmou. O lançamento do aplicativo e a apresentação da terceira edição do guia ocorrerão no 5º Salão de Turismo dos Campos Gerais , previsto para agosto.
Desenvolvimento
Já a turismóloga Karen Kobilarz, que atua em 12 dos 40 projetos aprovados, destacou a exigência de um profissional de turismo nas iniciativas. “Essa medida valoriza o trabalho do turismólogo e garante que os projetos atendam aos padrões técnicos e estratégicos necessários para promover uma região de forma eficaz. Isso potencializa o impacto dos eventos aprovados”, explicou.
Leia também:
“Turismo de PG deixou de ser promessa para ser realidade”, diz Paulo Stachowiak
Confira abaixo os 40 projetos selecionados pelo edital, organizados por ordem de pontuação:
Evento acontece na Praça Central Mário Alves Guimarães. A expectativa é que 20 mil pessoas…
Os problemas gerados pela intervenção afetam tanto a estrutura do imóvel quanto a segurança da…
A família conta com a solidariedade da comunidade para arrecadar os recursos necessários; as doações…
a Outorga Onerosa é um mecanismo legal utilizado pela Prefeitura para arrecadar recursos destinados ao…
Polícia Civil com apoio da Guarda Municipal de Sengés prenderam um homem envolvido no crime…
Nesta semana, durante visita à escola no bairro Boqueirão, a chefe do Executivo exaltou a…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade