O Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Ponta Grossa realizou nova reunião, nesta quarta-feira (24), para discutir sobre a desaprovação referente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas.
Em nota, o Conselho afirmou que a discussão retratou a construção de um novo cenário para a gestão da saúde municipal, que contemple os diversos apontamentos feitos nas reuniões anteriores. O CMS alega que o Município precisa investir na atenção primária e que diversas questões não foram resolvidas pela Prefeitura.
Com isso, ficou acertada a votação sobre a inserção da implantação da UPA Uvaranas no dia 30 de julho. Na mesma data, será votada a construção de um plano de ação de curto e médio prazo para garantir melhorias no serviço de saúde básico.
Na noite de ontem, dia 24, o pleno do Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa se reuniu para dialogar sobre votação anterior referente a UPA Uvaranas e encaminhamentos para que fosse realizada uma nova votação.
As entidades de usuários, de prestadores e trabalhadores, e a própria gestão municipal reafirmam a importância do Conselho como órgão deliberativo conforme define a lei, eleito democraticamente, e a necessidade de abrir o diálogo para que o controle social seja definitivamente cumprido.
Neste sentido, a reunião retrata a construção de um novo cenário para a gestão da saúde municipal, que contemple os diversos apontamentos feitos nas reuniões do Conselho anteriormente, visando sempre a qualidade do serviço e o melhor atendimento ao usuário, que sofre diariamente com as UPAs Santana e Santa Paula superlotadas, sendo insuficiente para solucionar este problema a implantação de uma nova UPA.
Com isso compreendido, há um consenso sobre a necessidade de uma nova porta para atender a região de Uvaranas, mas também é preciso um olhar aprofundado do Conselho e de toda a sociedade para a atenção primária, que é a responsabilidade principal da gestão municipal.
Os problemas enfrentados atualmente para garantir qualidade no atendimento das Unidades Básicas de Saúde obriga a população a procurar esse serviço nas UPAs, resultando em uma parcela considerável de pessoas que superlota estas portas de pronto atendimento.
Uma série de solicitações já foram feitas e debatidas pelo Conselho para garantir a melhoria na atenção primária, no serviço das Unidades Básicas de Saúde, mas precisamos hoje firmar um diálogo necessário para que a população e para que os trabalhadores e trabalhadoras da saúde, que também sofrem com todos estes problemas, sejam melhor assistidos e tenham melhores condições de trabalho.
Com isso posto, o Conselho fez os seguintes encaminhamentos para a reunião ordinária de terça-feira, dia 30 julho: a) votação sobre a inserção da implantação da UPA Uvaranas na Programação Anual de Saúde do ano de 2024; b) construção de um plano de ação de curto e médio prazo para garantir melhorias no serviço da atenção primária.
Ressaltamos sempre a relevância da participação popular, da construção democrática e transparência da gestão da saúde, e a importância do diálogo, tendo como objetivo final atender o usuário do SUS com o respeito e qualidade que todos merecemos.
Acompanhar, debater, dialogar, defender, fiscalizar e orientar a aplicação das políticas públicas é um direito e um dever de todo cidadão, pontos cruciais que o Conselho Municipal de Saúde de Ponta Grossa sempre defenderá e garantirá.
Assinaram a nota a União Brasileira de Mulheres; o Sindicato dos Trabalhadores nas empresas de Rep. de Veiculos e acessórios de Ponta Grossa (Sindirepa); o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Materiais Elétricos de Ponta Grossa e Região (SindiMetal); a Central Única dos Trabalhadores do Paraná (CUT-PR); o Observatório da Inclusão; a 3ª Regional de Saúde; a Garagem Mulher; o Hospital do Coração Bom Jesus; o Sindicato dos Hospitais; o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ponta Grossa – Sindserv; o Sindicato dos Motoristas, Cobradores e Trabalhadores em Empresas de Transportes Coletivos em Veículos Rodoviários de Passageiros Urbanos, Municipais, Metropolitanos, Intermunicipais, Interestaduais, Internacionais e de Fretamento de Ponta Grossa e Região (Sintropas); o Conselho Regional de Farmácia do Paraná – CRF/PR; a Associação Pontagrossense de Farmacêuticos; a Fundação Municipal de Saúde (FMS); o Núcleo Regional de Serviço Social de Ponta Grossa/PR e Região – NUCRESS; o ICV INSTITUTO CIDADE VIVA; a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ponta Grossa; o COOPERAS; o Sindicato dos Empregados no Comércio de Ponta Grossa; a Associação Brasileira de Odontologia; o IUMAD e o Sinduepg.
Leia também: Em Jaguariaíva, Alcione Lemos oficializa pré-candidatura a reeleição em convenção
O adolescente estava junto de outros colegas na arquibancada de um campo de society na…
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade