Categorias: Ponta Grossa

Conselho de Saúde se posiciona sobre desaprovação da UPA de Uvaranas e diz que haverá nova votação

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) se posicionou, através de nota, sobre a polêmica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas. Na última terça (16), o Conselho votou pela desaprovação da porta de urgência para abertura da unidade.

De acordo com a nota, o CMS disse que não é contra a implantação da unidade e pede para que sejam investidos mais recursos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que prestam o atendimento primário.

O Conselho ainda afirma que haverá uma nova reunião para discutir a pauta e que os membros poderão alterar o voto. Na terça-feira (16), por 9 a 9 (com voto de minerva da presidente), o CMS votou pela desaprovação da abertura da UPA de Uvaranas, que gerou grande repercussão.

Veja a nota enviada ao portal BNT:

O Conselho Municipal de Saúde é composto por 24 cadeiras, entre elas: gestor, trabalhador, prestador e usuário. Na data da última terça-feira (16), dezoito estavam presentes . 

Devido a repercussão da votação UPA de Uvaranas, os conselheiros pediram reunião extraordinária para rediscutirmos tal pauta, ato legítimo previsto em regimento. As entidades representadas pelos conselheiros que votaram pela desaprovação nunca disseram que são contrários à UPA.

Mas precisamos alinhar com diálogo, sempre buscando algumas questões pontuais e de relevância urgente para a área da atenção primária, da qual a UPA é braço integrante do atendimento. Sentaremos com a gestão e tentaremos fazer ajustes para que isso aconteça. 

Solicitaremos o auxílio do MP para que tais ajustes sejam firmados. O intuito é melhorar o atendimento nas UBSs, garantido o que preconiza o SUS: universalidade, equidade e acessibilidade dos serviços com qualidade. Os conselheiros poderão, diante de tal acerto, mudar seus votos ou não. Isso é prerrogativa individual.

Assim, esclarecemos mais uma vez à população de Ponta Grossa que o CMS nunca foi contra a implantação de UPA, mas prioriza que esse serviço seja resolutivo e não competitivo com atendimento das unidades básicas, que hoje precisam de maior estruturação para garantir atendimento.

A presidente do Conselho, Gizelle Cherematto, também já havia se posicionado no mesmo sentido. O portal também teve acesso a ata completa da reunião (clique aqui e veja mais). 

Leia também: Mulher fica em estado grave após ser esfaqueada na manhã deste sábado (20) em PG

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade