O Conselho Municipal de Saúde (CMS) se posicionou, através de nota, sobre a polêmica da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas. Na última terça (16), o Conselho votou pela desaprovação da porta de urgência para abertura da unidade.
De acordo com a nota, o CMS disse que não é contra a implantação da unidade e pede para que sejam investidos mais recursos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), que prestam o atendimento primário.
O Conselho ainda afirma que haverá uma nova reunião para discutir a pauta e que os membros poderão alterar o voto. Na terça-feira (16), por 9 a 9 (com voto de minerva da presidente), o CMS votou pela desaprovação da abertura da UPA de Uvaranas, que gerou grande repercussão.
Veja a nota enviada ao portal BNT:
O Conselho Municipal de Saúde é composto por 24 cadeiras, entre elas: gestor, trabalhador, prestador e usuário. Na data da última terça-feira (16), dezoito estavam presentes .
Devido a repercussão da votação UPA de Uvaranas, os conselheiros pediram reunião extraordinária para rediscutirmos tal pauta, ato legítimo previsto em regimento. As entidades representadas pelos conselheiros que votaram pela desaprovação nunca disseram que são contrários à UPA.
Mas precisamos alinhar com diálogo, sempre buscando algumas questões pontuais e de relevância urgente para a área da atenção primária, da qual a UPA é braço integrante do atendimento. Sentaremos com a gestão e tentaremos fazer ajustes para que isso aconteça.
Solicitaremos o auxílio do MP para que tais ajustes sejam firmados. O intuito é melhorar o atendimento nas UBSs, garantido o que preconiza o SUS: universalidade, equidade e acessibilidade dos serviços com qualidade. Os conselheiros poderão, diante de tal acerto, mudar seus votos ou não. Isso é prerrogativa individual.
Assim, esclarecemos mais uma vez à população de Ponta Grossa que o CMS nunca foi contra a implantação de UPA, mas prioriza que esse serviço seja resolutivo e não competitivo com atendimento das unidades básicas, que hoje precisam de maior estruturação para garantir atendimento.
A presidente do Conselho, Gizelle Cherematto, também já havia se posicionado no mesmo sentido. O portal também teve acesso a ata completa da reunião (clique aqui e veja mais).
Leia também: Mulher fica em estado grave após ser esfaqueada na manhã deste sábado (20) em PG
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade