Categorias: Campos Gerais

Conselho do Idoso de PG realiza visita técnica em primeiro Condomínio do Idoso do Paraná

Nesta sexta-feira (16), servidores municipais e membros do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa estiveram em Jaguariaíva para uma visita técnica à primeira experiência de condomínio para idosos do estado do Paraná.

Em Ponta Grossa, o Condomínio Viver Mais Paraná, localizado no bairro Cará-Cará, nos mesmos moldes, entrará em funcionamento ainda em 2024. Ele é oriundo da parceria do Governo do Estado, por meio da Cohapar e da Prefeitura, pela Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social.

Leia também: Prefeitura de PG inicia cadastramento para programas habitacionais

A comitiva ponta-grossense foi recepcionada pela Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social de Jaguariaíva. Para o superintendente de Habitação de Ponta Grossa, João Horst, o momento foi oportuno para sanar dúvidas sobre o funcionamento do equipamento que está em atividade desde 2020 e que conta com 40 residências, visto que Ponta Grossa fará a inauguração de seu Condomínio ainda neste ano.

O empreendimento de Jaguariaíva é composto por 40 unidades, que atendem idosos acima de 60 anos, com renda de 1 a 6 salários mínimos, cadastrados na Cohapar e Secretaria Municipal de Habitação.

Horst comenta que a visita ao condomínio mostra as necessidades do acompanhamento pós-implantação do empreendimento, considerando o atendimento para as pessoas idosas que residirem no local.

“Conforme termo de cooperação firmado entre o Estado e o Município, a responsabilidade do gerenciamento das ações fica por conta do órgão municipal, como saúde, assistência social, segurança e manutenção, que são itens essenciais para o desenvolvimento e bem-estar dos moradores”, diz.

“A visita nos mostra pontos positivos, mas também fatores que requerem atenção no condomínio, para que se possa planejar com antecedência e implantar medidas mitigadoras a fim de evitar e minimizar possíveis contratempos no local e desentendimentos entre os moradores e a gestão”, relata o superintendente.

Condomínio Viver Mais Paraná

Em Ponta Grossa, o empreendimento habitacional destinado a pessoas idosas conta com investimentos de mais de R$ 4 milhões do tesouro estadual. Localizado no Cará-Cará, tem a previsão de ser inaugurado no segundo semestre deste ano e contará também com 40 moradias.

O empreendimento será lançado como modalidade de aluguel social, pelo qual os moradores selecionados terão um custo mensal de 15% do salário mínimo. Toda a manutenção do Condomínio ficará a cargo do Município, aos moldes de Jaguariaíva.

Ponta Grossa será o primeiro condomínio que contará com uma piscina aquecida para a prática de hidroginástica, bem como os futuros moradores terão acesso à academia, biblioteca, sala de informática e ambulatório básico.

Os interessados em morar no Condomínio Viver Mais Paraná devem estar cadastrados na base de dados da Cohapar, do Governo do Estado, mas a indicação poderá acontecer a partir da Superintendência de Habitação, da Secretaria Municipal da Família e do Desenvolvimento Social.

Critérios para morar no Condomínio Viver Mais Paraná:
– Ter acima de 60 anos, casal ou monoparental
– Renda de 1 a 6 salários mínimos comprovados
– Não pode ter dependentes residindo junto ao imóvel
– Não permite animais domésticos

Divulgação
Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Mulher espancada com o próprio celular após marido ler mensagem

Depois de bater na mulher, o homem saiu de casa levando o filho de um…

% dias atrás

Atletas de Tibagi conquistam seis ouros no Campeonato Paranaense de Powerlifting

Competição faz parte da seletiva para o Brasileiro 2025. Tibagi teve cinco atletas participando, todos…

% dias atrás

Homem condenado a 21 anos de reclusão é preso em PG

O detido foi encaminhado ao sistema prisional e permanecerá à disposição da Justiça para o…

% dias atrás

Eleição para presidente da OAB de Ponta Grossa ocorre nesta sexta-feira (22)

Votação ocorre das 09h às 17h, de forma exclusivamente on-line; veja propostas das candidatas à…

% dias atrás

Educação: cidade da região recebe auditoria do Tribunal de Contas

Com ações fiscalizatórias como essa, o TCE-PR é capaz de examinar de forma independente a…

% dias atrás

Incêndios: ano já teve o dobro de ocorrências de 2023

No total acumulado do ano, até o dia 18 de novembro, o Paraná registrou 13.247…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade