Constelações Sistêmicas com cavalos contribuem na resolução de questões pessoais e profissionais

Constelações Sistêmicas com cavalos contribuem na resolução de questões pessoais e profissionais

Consteladora explica que com o animal, o entendimento das situações é mais fácil

Rosilene Gomes 07.12.2021 10h47

Constelação Sistêmica é uma prática terapêutica que busca resolver conflitos que atravessam gerações, criada pelo psicoterapeuta alemão Bert Hellinger, que estuda a relação das emoções e das energias que acumulamos, seja consciente ou inconsciente. Essa prática permite compreender como fatores influenciam nas tomadas de decisões em nossa vida pessoal ou profissional, de forma a reverter os aspectos negativos que desequilibram nossas vidas.

Muitas vezes percebemos membros de nossa família que se comportam de maneira estranha, outros apresentam um padrão em suas vidas, como se fossem antenas para captar problemas ou doenças. A família ou a própria pessoa busca terapia, religião ou medicina para solucionar estas questões, mas muitas vezes o resultado não é o esperado e o problema persiste. São nesses casos que a terapia sistêmica atua, liberando a pessoa de emaranhados de seu campo morfogenético por meio de processos de autoconhecimento e cura emocional possibilitando clareza nas tomadas de decisão tanto na vida pessoal quanto profissional. Empresários vem investindo na aplicação da técnica para resolver problemas dentro das suas empresas.

Geralmente, a aplicação da metodologia se dá por meio de pessoas ou objetos que “interpretam” os personagens envolvidos na questão trazendo clareza na resolução do problema. Uma novidade que está atraindo a atenção dos criadores de cavalos é a utilização dos animais neste processo.

A Facilitadora de Terapias Integrativas e Consteladora Sistêmica com Cavalos, Rosilene Gomes, afirma que as constelações com cavalos são feitas através de uma abordagem sistêmica na qual os animais entram no papel de representantes do sistema familiar do cliente.

“O cavalo responde principalmente sobre o que não foi dito, que não foi formulado ou objetivado e por isso, traz para o cliente, muitas vezes, perspectivas diferentes e surpreendentes”  

Os animais por não terem capacidade de interpretar e julgar as ações expressas nas terapias, não interferem nos resultados.

“Quando usamos pessoas, somos seres racionais e instintivamente podemos reagir a determinadas ações e sentimentos apresentados, mesmo que involuntariamente” 

 

Passo a passo da terapia

A sessão pode ser realizada em qualquer propriedade e necessita de no mínimo cinco cavalos ou muares, que não podem ser garanhões e que devem estar em um local fechado. “Pode ser até um cercado com cordas, por exemplo”.

Na sequência, o cliente inicia os relatos sobre seus problemas e sentimentos e o animal, por meio da energia emitida, traz os movimentos que permitem uma percepção mais aguçada da situação, podemos também não ter movimentos dos animais e isso também traz informações do campo morfogenético.

“Lá no início, eu fiz uma constelação com cavalos. Estava com várias questões em minha vida e o “conflito” com minha mãe apareceu através dos movimentos dos cavalos. Imediatamente, o cavalo que interpretava meu sentimento começou a vir em minha direção para me morder, expressando todas as emoções que eu estava sentindo. Fiquei com medo e olhei desesperada para o meu constelador, Paulo Neumann, que me solicitou para mentalmente pedir a ajuda da minha mãe, um pedido verdadeiro. Fiz isso algumas vezes e não surtiu nenhum efeito, quando efetivamente me conectei com minha mãe e clamei por socorro imediatamente, o animal que a representava minha mãe levantou a cabeça e o outro se afastou e não me mordeu, foi incrível e muito sincronico”.  

A emoção envolvida com a terapia foi tamanha que Rosilene passou a estudar a técnica e hoje se tornou consteladora. “É surpreendente as descobertas e resoluções que encontramos com a técnica” .

A escolha da propriedade do cliente para a aplicação da terapia é recomendada, pois o cliente conhece o animal e percebe mais facilmente as alterações comportamentais dele, conforme as emoções expressadas.

“O cliente se surpreende com as reações do animal e passa e ter uma melhor percepção sobre o problema e como resolvê-lo. É uma questão pessoal, ninguém muda ninguém, a mudança tem que partir de dentro do cliente. A constelação te ajuda a clarear a situação e assim, revolvê-la, te desprendendo das amarras”.

Rosilene Gomes

(42) 98811-5456

Farmacêutica Bioquímica UEPG

MBA Executivo em Saúde FGV - Fundação Getúlio Vargas

Facilitadora de Terapias Integrativas 

Consteladora Sistêmica com Cavalos

CFMW BPF BF ACCESS COUNSCIOSNESS 

ThetaHealer

Coneterapia 

PNL

HO'OPONOPONO

PARTICIPE DO NOSSO GRUPO DE NOTÍCIAS NO WHATSAPP

Deixe seu comentário