Categorias: BrasilDestaque

Constituição Federal completa 35 anos de promulgação nesta quinta-feira (05)

Fruto do processo de redemocratização que pôs fim a 21 anos de ditadura, a Constituição Federal brasileira completa 35 anos nesta quinta-feira (05). Em vigor desde 5 de outubro de 1988, a atual Carta Magna é o sétimo texto constitucional promulgado desde 1824.

Ainda que o texto aprovado pelos constituintes já tenha sofrido 143 modificações, a atual Constituição já é a segunda mais longeva desde a proclamação da República, em 1889, perdendo apenas para a segunda Carta, que vigorou por 43 anos, de 1891 e 1934. 

Por ter ampliado as liberdades civis e os direitos individuais, estabelecendo o dever do Estado de garanti-los a todos os cidadãos e definir o Brasil como um Estado Democrático de Direito fundado na soberania nacional, cidadania, dignidade humana, pluralismo político e nos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, o texto passou a ser chamado de A Constituição Cidadã.

Em seu discurso na sessão de promulgação da nova Constituição, o deputado Ulysses Guimarães, presidente da Assembleia Nacional Constituinte, advertiu que a recém-promulgada Carta não era “perfeita”. “Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca. Traidor da Constituição é traidor da pátria. (…) Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”, disse

Uma sessão solene do Congresso Nacional celebrou os 35 anos da Constituição Federal. A cerimônia contou com a presença de representantes dos Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, que destacaram o papel da Carta Magna como um marco na redemocratização do país, após mais de duas décadas de ditadura militar.

O presidente da Mesa do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, classificou a Constituição de 1988 como “a carta símbolo do amor dos brasileiros pelo seu país”. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, destacou a “estabilidade institucional e monetária” e “a expressiva inclusão social” como conquistas da Constituição Cidadã. Para o magistrado, 35 anos após a promulgação, o país ainda convive com obstáculos que precisam ser superados.

Fonte: Agência Senado e Agência Brasil

Leia também: Cesta básica tem aumento em setembro em PG e chega a custar cerca de 61% do salário mínimo

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Homem suspeito de matar caminhoneiros em Ponta Grossa tem prisão mantida após audiência de custódia

Audiência de custódia mantém preso suspeito de assassinar dois caminhoneiros em Ponta Grossa; defesa alega…

% dias atrás

Coritiba vence Operário por 2 a 0 no Couto Pereira pela Série B

Coritiba derrota Operário-PR por 2 a 0 no Couto Pereira, com gols de Gustavo Coutinho…

% dias atrás

Motorista de aplicativo é encontrado no porta-malas após ser feito refém

Motorista de aplicativo é sequestrado em Colombo e encontrado no porta-malas do carro em Bocaiúva…

% dias atrás

Jovem de 24 anos morre vítima de câncer em Ponta Grossa

Marco Antônio Taques, de 24 anos, faleceu em Ponta Grossa após lutar contra o câncer;…

% dias atrás

Criança morre após ser esquecida dentro de carro por dez horas

Menino de três anos morre em Videira após ficar dez horas trancado em carro; Polícia…

% dias atrás

Cavalcante Veículos reinaugura loja com novo espaço moderno e variedade de seminovos

Cavalcante Veículos reinaugura loja em Ponta Grossa com ambiente moderno, ampla oferta de seminovos certificados…

% dias atrás