Categorias: Economia

Consumidor ponta-grossense pretende gastar mais no Dia das Crianças

Uma pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) revela que metade dos consumidores paranaenses planeja presentear no Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro. O valor médio que os consumidores pretendem gastar é de R$ 186,11. A pesquisa mostra que Ponta Grossa é a cidade onde os consumidores planejam gastar mais nesta data comemorativa, com uma média estimada de R$ 191,53.

O levantamento foi realizado entre 19 e 23 de setembro pelo grupo Datacenso, que entrevistou 600 consumidores nas regiões de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, com um grau de confiança de 95%.

De acordo com o estudo, a internet é o canal preferido pelos consumidores para pesquisar e comparar preços antes de realizar uma compra, com 89% dos entrevistados afirmando utilizar essa estratégia. No entanto, uma parcela significativa de consumidores, especialmente nas cidades de Curitiba, Francisco Beltrão e Ponta Grossa, além do público feminino, prefere visitar lojas físicas, especialmente em datas comemorativas.

Os itens mais mencionados na pesquisa incluem brinquedos (68%), roupas (31%), calçados (16%), eletrônicos (15%), artigos esportivos (13%) e livros (13%). A pesquisa também indica que 49% dos entrevistados preferem comprar pela internet, seguidos por 26% que optam por shoppings e 24% que preferem lojas de rua.

Leia mais: Paranaenses se preparam para o Dia das Crianças com alta nas compras de brinquedos

Quanto à forma de pagamento, 31% dos consumidores preferem parcelar as compras com cartão de crédito ou pagar à vista com o mesmo meio. O pagamento via Pix é a opção escolhida por 20% dos entrevistados.

Expectativas econômicas

Em relação à expectativa econômica para o Brasil nos próximos meses, o estudo revela que a preocupação é o sentimento predominante entre os consumidores paranaenses, com 48% expressando essa preocupação. Além disso, 26% estão apreensivos quanto à evolução do cenário econômico e 26% se sentem desanimados.

Ao serem questionados sobre o que consideram mais importante na hora da compra, 50% dos consumidores destacaram o “atendimento”; 49% mencionaram preços competitivos e 47% a qualidade dos produtos. Confira aqui a pesquisa completa realizada pelo grupo Datacenso.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Banda Lyra dos Campos celebra aniversário de 72 anos neste sábado em PG

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…

% dias atrás

Anima Sesc promete viagem aos anos 80 e 90 com atrações nerds e culturais em PG

A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…

% dias atrás

Regiões de Uvaranas e Cará-Cará podem ficar sem água hoje

Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…

% dias atrás

Ponta Grossa recebe final do Paranaense de futsal-sub-14 neste fim de semana; confira tabela

Duelos serão no Ginásio Oscar Pereira, com entrada gratuita ao público; time ponta-grossense luta pelo…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade