O projeto “Viajando pelo reino encantado”, de autoria da escritora Dione Navarro e produção da Editora ABC Projetos Culturais, teve sua série de contações de histórias finalizada na última quarta-feira (11), na Escola Municipal Prefeito José Hoffmann, em Uvaranas.
Com o uso de elementos visuais e sonoros para enriquecer as narrativas e oferecer acessibilidade a possíveis estudantes com baixa visão, Dione levou suas contações a alunos de escolas públicas de regiões periféricas de Ponta Grossa. Foram dez apresentações em cinco instituições de ensino entre os dias 13 de novembro e 11 de dezembro; ao todo, mais de 600 estudantes do ensino fundamental ouviram histórias já publicadas pela escritora, como os contos de “O mistério do pote amarelo” e “A galinha que queria ser perfumista” e as poesias de “Cambalhotas de versos”.
As contações abordaram temas importantes como discriminação, bullying, preservação ambiental e hábitos saudáveis, e contaram com declamações e interpretações cênicas, despertando a imaginação e estimulando as crianças a valorizar suas próprias aptidões. Ao final de cada contação, Dione perguntou aos alunos quais lições tiraram das histórias, motivando-as a desenvolver interpretações próprias e a demonstrar que compreenderam as mensagens dos contos.
“Contar histórias sempre é uma vivência com cada público, seja adulto ou infantil, mas todas as idades têm uma coisa em comum: adoram viajar pelo mundo do lúdico e imaginário”, afirma a autora, que ainda descreve cada oficina como “uma experiência única”.
Projeto terá quatro livros publicados
As oficinas são uma contrapartida do projeto aprovado no edital 009/2023 da Lei Paulo Gustavo, da Secretaria do Estado da Cultura do Paraná. Ele prevê a publicação de quatro obras infantojuvenis da autora: “Rodopiando”, “Xeretinha, a joaninha curiosa”, “O reino das portas fechadas” e “O livro de pedra”, com produção da Editora ABC Projetos Culturais. Com tiragem de mil exemplares cada, as obras terão acessibilidade para pessoas com baixa visão.
“Trata-se de um projeto que pensa a leitura e a literatura como direito de todos. São quatro livros trabalhados a partir da perspectiva do leitor de baixa visão ou com deficiência visual, convidando-o a se integrar nos mundos fantásticos criados pela autora Dione Navarro, que falam sobre o respeito, a inclusão e o potencial de cada pessoa”, afirma Alessandra Bucholdz, diretora da Editora ABC.
Ampliação da acessibilidade
A iniciativa do projeto surgiu pelo convívio voluntário de Dione com crianças cegas ou com alguma deficiência visual na Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Visuais (APADEVI), onde realiza contações todas as terças-feiras. A escritora obteve inspiração e motivação graças ao interesse dos pequenos por novas histórias contadas, já que possuem acesso a poucos livros com acessibilidade adequada.
Seu último livro infantil publicado, “A galinha que queria ser perfumista”, foi traduzido para o braille, o que proporcionou um envolvimento pessoal da autora ainda maior com o público deficiente visual.
“Para mim sempre é gratificante [realizar contações], porque vejo no brilho de cada olhar o mesmo brilho dos olhos dos meus netinhos quando viajam pelo mundo da imaginação. Que bom que essas crianças, apesar do celular, ainda acreditam em encantamentos”, finaliza Dione.
As informações são ndas assessorias.
Leia também: Aumento da prefeita, vereadores e secretários é analisado pela OAB.
Na passagem de setembro para outubro, houve queda de 1,9% na agropecuária e crescimento de…
Unidade Antero de Mello, no Núcleo Pitangui, foi reformada e equipada para atender a população;…
Caso aconteceu nesta segunda-feira. Segundo informações no caminhão estavam duas pessoas
Poderão ser negociadas quaisquer dívidas de consumo, bancárias e não bancárias, como contas de luz,…
Na categoria Júnior os estudantes ensinados pelas professoras da Secretaria Municipal de Educação receberam 43…
Veículos foram entregues na semana passada. São oito Renault Sandero e investimento total passa de…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade