Com o cronograma bem avançado, a obra do novo Contorno Norte de Castro, deve ser concluída neste primeiro semestre. Os condutores terão uma nova opção de ligação entre a PR-151 e a PR-090, retirando o tráfego de veículos pesados do perímetro urbano e facilitando o acesso às grandes indústrias locais. Os serviços são de responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística.
Com extensão de 15,60 quilômetros de pista nova de pavimento asfáltico, o contorno, denominado PR-429, terá duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada e acostamentos externos de 2,5 metros em ambos os lados, além de uma nova ponte e um novo viaduto.
A ponte, sobre o Rio Iapó, possui extensão de 320 metros, com largura de 14 metros distribuídos em duas pistas de rolamento com 3,60 metros cada, além de acostamentos externos e barreiras New Jersey.
O viaduto está localizado no entroncamento com a PR-151, com o acesso ao contorno feito por passagem embaixo da rodovia, e o tráfego sendo disciplinado por rotatórias em ambos os lados e vias marginais.
CHUVAS
A obra foi atingida pelas fortes chuvas registradas no ano passado, que causaram alagamentos e prejuízos em praticamente todas as regiões do Paraná. No Contorno de Castro foi necessário recompor dispositivos do sistema de drenagem de águas e solucionar pontos de erosão no talude de aterros recém-executados. O encharcamento do solo no local também prejudicou o andamento dos serviços de terraplenagem. Foi necessário aguardar o material normalizar para avançar nos trabalhos, atualmente praticamente finalizados.
Agora, os serviços estão concentrados na conclusão do sistema de drenagem e das galerias celulares de concreto, e no novo viaduto. O trecho ainda vai receber serviços de sinalização horizontal, sinalização vertical e dispositivos de segurança viária (como defensas metálicas), além de serviços complementares e melhorias ambientais.
O investimento atual na obra é de R$ 113.579.085,53, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) por meio do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, uma parceria entre a SEIL e o BID para executar obras e elaborar projetos de engenharia na malha rodoviária e ferroviária do Paraná.
Leia também: Moradores de Castro reclamam sobre a falta de manutenção em um dos cemitérios; prefeito se pronuncia
Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade