Categorias: #VCcomaBNT

Cratera preocupa moradores de condomínio do Jardim Carvalho em PG

Uma cratera surgiu nos fundos do Condomínio Porto Belvedere, situado no Jardim Carvalho, em Ponta Grossa. A falha existe desde dezembro, por conta de uma chuva intensa na segunda quinzena daquele mês e aumentou com as chuvas ocorridas no último sábado, no município.  

A equipe de reportagem conversou com uma moradora do condomínio, que relatou como os problemas estão impactando os residentes. “A parte de trás do condomínio desmoronou e agora caiu o muro. Ainda não caiu o asfalto, mas desmoronamento é assim, do nada pode estar tudo no chão”, explica. 

Leia mais: Aliel Machado destina R$ 2 milhões para cinco municípios do Paraná

Uma imagem vista de cima mostra o tamanho da cratera que se abriu no local. Sinalizado por uma seta amarela, um poste de iluminação que está prestes a ser levado pela cratera. Outros três postes (sinalizados em vermelho) também correm riscos de cair, caso o primeiro seja levado e impactar a iluminação da região. 

Imagens cedidas

O problema existe desde dezembro, por conta de uma chuva intensa que ocorreu em Ponta Grossa. A Defesa Civil informou que “realizou uma vistoria no local no final de dezembro, sendo feita a interdição parcial da via interna do Condomínio, que aguarda a construtora responsável realizar os devidos reparos”

A responsável pela construção e administração do Condomínio é a Construtora Rottas. A entrevistada opinou à equipe de reportagem que as medidas da construtora não foram suficientes. “No primeiro deslizamento, eles apenas isolaram a área. Agora, na segunda vez, eles colocaram lona. Porém, ainda não resolveram o problema”, relata.  

Veja vídeos recebidos pela equipe de reportagem que mostram a situação da cratera com proximidade. 

O Portal BnT entrou em contato com a Construtora Rottas para saber quais providências a entidade está adotando em relação à cratera. Em relação ao primeiro deslizamento, a Rottas diz que “a área foi isolada e cinco especialistas foram consultados para garantir a melhor solução para a recuperação do local”, diz em nota oficial. 

A Construtora aponta que, apesar do tamanho da cratera, as residências não têm risco estrutural e que uma solução estrutural está em fase de planejamento. “As obras de recuperação já estão sendo planejadas e têm previsão de conclusão em até 90 dias, considerando condições climáticas favoráveis”.

Confira a nota completa na íntegra. 

Ponta Grossa, 21 de janeiro de 2025. 

A Construtora Rottas informa que em decorrência das fortes chuvas registradas na segunda quinzena de dezembro, houve um deslizamento de terra na área de proteção (talude) onde estava localizado o Mirante do empreendimento Porto Belvedere, em Ponta Grossa. Esse evento comprometeu a estrutura da calçada e da caixa de contenção do condomínio.

Desde o ocorrido, a Rottas tem atuado de forma imediata, enviando sua equipe técnica para avaliação e adotando todas as medidas emergenciais necessárias para garantir a segurança dos moradores. A área foi isolada e cinco especialistas foram consultados para garantir a melhor solução para a recuperação do local.

É importante ressaltar que a solução para este tipo de situação, para além das medidas emergências já adotadas, envolve um processo complexo que demanda análises técnicas detalhadas, estudos geotécnicos e projetos específicos para garantir um reparo definitivo e seguro. Trata-se de um trabalho criterioso que visa evitar novos incidentes. 

No último sábado, 18 de janeiro, uma nova chuva intensa causou um novo deslizamento, reforçando a necessidade de uma solução estrutural definitiva que está já em fase de planejamento. Segundo nossos consultores técnicos, as residências próximas não apresentam risco estrutural.

A Construtora Rottas tem prestado total assistência aos moradores desde dezembro, incluindo a oferta de hospedagem temporária para maior conforto durante os reparos – opção que não foi acionada pelos condôminos. Reforçamos que as obras de recuperação já estão sendo planejadas e têm previsão de conclusão em até 90 dias, considerando condições climáticas favoráveis.

A Rottas vem, através desta nota oficial, reiterar seu compromisso com a segurança, qualidade e bem-estar dos clientes, sempre empenhada em resolver a situação com responsabilidade e transparência.

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Moacyr Fadel destaca papel das associações municipais no desenvolvimento regional.

Para o deputado, o desenvolvimento das cidades deve ser prioridade na formulação de políticas públicas.

% dias atrás

Sanepar descumpre cronograma e moradores de Ponta Grossa enfrentam crise de abastecimento de água

Moradores de Ponta Grossa criticam Sanepar por cortar água sem aviso, causando transtornos e desorganização.

% dias atrás

Bolo de Limão Fofinho e Molhadinho: Fácil, Rápido e Irresistível!

Se você está procurando uma receita fácil de bolo de limão , que seja fofinho,…

% dias atrás

Zanlorenzi Bebidas oferece visitas guiadas para escolas e universidades em sua fábrica de Campo Largo

Até 1976, a fábrica, em Campo Largo (PR), concentrava em um único local as etapas…

% dias atrás

Aliel Machado recebe título de Cidadão Honorário em Reserva

Deputado Federal é reconhecido por sua contribuição, com mais de R$ 7 milhões em recursos…

% dias atrás

Atléticas da UEPG arrecadam duas toneladas de produtos no trote solidário

Alunos da UEPG arrecadam alimentos e produtos de limpeza para famílias carentes em Ponta Grossa.

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade