O aumento expressivo no número de casos de dengue na vila Jardim Maracanã, em Ponta Grossa, está causando preocupação entre os moradores locais. Vários residentes entraram em contato com o portal Boca no Trombone para relatar a situação alarmante que a comunidade está enfrentando.
Segundo os relatos recebidos, a situação atingiu um ponto crítico recentemente, quando três ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas para atender a uma ocorrência na rua Profa. Jugurta Gonçalves de Oliveira. Uma moradora da região encontrava-se em estado de coma devido à gravidade da doença.
Ainda de acordo com os moradores, os casos se intensificam perto dos arroios da vila, além disso diversos deles afirmam que já registraram protocolos na prefeitura pedindo pela limpeza dos arroios mas até o momento nada foi feito.
Há atualmente uma discussão entre os moradores da vila para que seja feita uma passeata pedindo pela limpeza e prevenção do mosquito nos arroios da cidade, especialmente no Jardim Maracanã, mas ainda sem definição.
Diante da gravidade da situação, o portal Boca no Trombone entrou em contato com a prefeitura de Ponta Grossa para obter informações através da Fundação Municipal de Saúde, sobre as medidas que estão sendo tomadas para controlar a disseminação da dengue na região. Até o momento não recebemos resposta.
O QUE ESTÁ SENDO FEITO?
Na última terça-feira (16) a a Prefeitura de Ponta Grossa definiu novas medidas que serão realizadas no combate à dengue no município. Durante a reunião ficou determinada que uma das ações imediatas será o uso de uma tenda, já montada na UPA Santa Paula para a triagem dos pacientes.
Além disso, serão realizadas adequações para a instalação de centrais de hidratação em ambas as UPAs e a contratação de profissionais (médico e enfermeiros) para suprir as demandas necessárias na UPA Santa Paula e Unidades Sentinelas, com a contratação também, em caráter emergencial, de serviços de ambulâncias para o transporte e coleta de exames.
A reunião definiu ainda que os mutirões de combate à dengue serão intensificados, inclusive contando com a participação dos 100 alunos do Curso de Formação da Guarda Municipal e com o uso de drones para a fiscalização em locais de difícil acesso.
Esse trabalho será reforçado também por 50 trabalhadores braçais, que serão contratados através de dispensa de licitação para atuar no recolhimento do lixo acumulado.
UNIDADES SENTINELA
Desde o dia 18 de março as Unidades Básicas de Saúde Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Conrado Mansani (Uvaranas) e Cyro de Lima (Oficinas) passaram a funcionar como “Unidades Sentinelas” para atendimento à dengue. O fluxo de outros atendimentos nas três unidades permanece normal, com equipes extras voltadas para a dengue.
A medida visa intensificar os esforços no enfrentamento da doença, disponibilizando todos os cuidados necessários para o diagnóstico e tratamento, como consultas, liberação para exames, hidratação via oral, entre outros. O atendimento nestas três unidades será das 8h às 17h.
CALL CENTER TIRA DÚVIDAS
Também, desde o mesmo dia, há o Call Center, em uma parceria com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), para que a população possa tirar dúvidas sobre sintomas, podendo obter encaminhamento para atendimento. O Call é central telefônica para informações à população sobre sintomas de dengue. O telefone é o (42) 2102-8000.
Leia também: Em situação de emergência, PG determina novas medidas de combate à dengue
Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…
Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade