Lucas Jesus Pereira, uma criança de apenas 3 anos de idade, acaba de ser diagnosticado com um QI excepcional de 146. O pequeno prodígio passou por uma avaliação conduzida por uma neuropsicopedagoga e outros profissionais, que identificaram suas altas habilidades.
Além do QI notável para sua idade, Lucas também surpreende por ser ambidestro, demonstrando habilidades excepcionais em ambas as mãos. Sua mãe relata que, aos 1 ano e meio de idade, Lucas já dominava o alfabeto russo e inglês, inclusive pronunciando suas primeiras palavras no idioma inglês. Com apenas dois anos e meio, o prodígio já era capaz de contar numerais e realizar cálculos matemáticos.
O aspecto mais surpreendente da história de Lucas é que ele ainda não está matriculado na rede de ensino de educação e nunca recebeu aulas formais. Todas as suas habilidades foram adquiridas de maneira autodidata, revelando um talento natural para o aprendizado e uma capacidade intelectual notável para sua pouca idade.
A neuropsicopedagoga e pesquisadora internacional em Altas Habilidades/Superdotação Simone Miranda, responsável pela equipe multiprofissional que avaliou Lucas, disse que a avaliação contou com o olhar da neuropsicopedagogia, da fonoaudiologia e da psicologia. Além disso, Miranda explica que o objetivo foi, além de confirmar a superdotação, identificar o nível de desenvolvimento global de Lucas nos aspectos de linguagem, cognição, motor, fala e socialização. “Como resultado pudemos confirmar o potencial cognitivo de Lucas por meio de teste não verbal de inteligência, apontando para um QI de 146, sem apresentar discrepância entre os índices. Além do desenvolvimento de maneira global ser equivalente a 5 anos, o que demonstra sua habilidade acima da média em várias áreas”, aponta.
Ainda de acordo com Miranda, a avaliação de Lucas demonstrou também um pequeno atraso na articulação de fonemas, o que é chamado de discrepância entre a velocidade do pensamento e a capacidade motora da fala. Em casos como de Lucas em que há um potencial cognitivo muito superior é comum ocorrer tal discrepância.
O que é o QI?
O Quociente de Inteligência (QI) é uma pontuação derivada de testes que avaliam a inteligência humana, considerando fatores ambientais e hereditários. O QI médio na população geral é em torno de 100. Resultados abaixo de 70 indicam deficiência intelectual, categorizada como leve (50-70), moderada (35-50), e grave/profunda (<35).
A modo de comparação, o gênio Albert Einstein, autor da teoria da relatividade, que nasceu na Alemanha e revolucionou a física possuia um QI aproximado de 205, enquanto o inventor Nikola Tesla, um dos nomes de destaque na engenharia, responsável por importantes estudos, entre eles a eletricidade, radar, robótica e computação, tinha um QI aproximado de 195.
Leia também: Prefeitura de PG abre edital para instrutores de dança, artes marciais, canto coral e teatro
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade