Categorias: DestaquePonta Grossa

Curso de jornalismo da UEPG lamenta morte do jornalista Helcio Luiz Wendler Kovaleski

“Sou um pobre homem da várzea do Jardim Carvalho. Que se tornou rico depois que nasceu Beatriz”. Assim Helcio Luiz Wendler Kovaleski se descrevia em redes sociais. É com tristeza que a Universidade Estadual de Ponta Grossa comunica o falecimento do jornalista, roteirista e dramaturgo, ocorrido nesta segunda-feira (05).

Entusiasta da cena artística da região, Helcio deixa um legado na luta pelas políticas culturais do município, sempre atento às produções da UEPG, especialmente nos Festivais Nacional de Teatro (Fenata) e Universitário da Canção (FUC). O falecimento aconteceu em casa, no Jardim Carvalho, deixando a filha Beatriz Ferreira Kovaleski.

O Departamento de Jornalismo (DeJor) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) veio a público expressar profundo pesar pelo falecimento de Helcio Luiz Wendler Kovaleski nesta segunda-feira (5), aos 58 anos, em Ponta Grossa (PR).

Estudante da graduação por reiterados períodos, desde meados de 1990, Helcio teve reconhecida atuação por mais de quatro décadas na imprensa regional, no teatro, na literatura, no cinema e no fomento das políticas culturais do município e do estado do Paraná.

Colaborador assíduo nos últimos anos do jornal Le Monde Diplomatique Brasil, onde escrevia sobre cultura, Kovaleski foi representante da macrorregião dos Campos Gerais no Conselho Estadual de Políticas Culturais do Paraná (Consec) e também representante da Conferência Municipal de Cultura no Conselho Curador da Funepo/TV Educativa de Ponta Grossa.

Antes disso, representou em mais de uma ocasião o setor de teatro no Conselho Municipal de Política Cultural, onde teve atuação destacada na formulação das políticas vigentes, tais como o Plano Municipal de Cultura, o Sistema Municipal de Cultura e o Programa Municipal de Incentivo Fiscal à Cultura (Promific). Durante a pandemia, Helcio acompanhou de forma crítica e participativa processo de implementação e regulamentação da Lei Aldir Blanc no estado do Paraná.

Neste ano, além de voltar a frequentar as disciplinas regulares do curso, Helcio se mostrava animado com a possibilidade da reedição do livro ‘Festival Crítico: uma década escrevendo sobre o Fenata (Toda Palavra, 2014)’, coletânea de artigos publicados na imprensa local sobre o Festival Nacional de Teatro da UEPG – até hoje único livro focado no evento.

Além de estudante na UEPG, Helcio cursava Gestão Pública no Ibras. O último artigo para jornal local fazia, com fina ironia, uma crítica à situação do transporte coletivo na cidade, em maio, no texto ‘Venha andar de ônibus em Ponta Grossa’.

O curso de Jornalismo da UEPG lamenta, com pesar, o falecimento e presta condolências a familiares e amigos. Confira o post aqui.

O sepultamento ocorre nesta terça-feira, às 16h, no Cemitério Santo Antônio. O velório acontece na Capela Funerária Princesa.

Leia também: Jornalista sofre parada cardiorrespiratória e morre em Ponta Grossa

Fotos: Danilo Schleder, William Clarindo – Lente Quente; e Sandra Guimarães
Fotos: Danilo Schleder, William Clarindo – Lente Quente; e Sandra Guimarães
Fotos: Danilo Schleder, William Clarindo – Lente Quente; e Sandra Guimarães
Fotos: Danilo Schleder, William Clarindo – Lente Quente; e Sandra Guimarães
Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa. Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Artigos recentes

Saiba quanto cada candidato à Prefeitura de PG já gastou na campanha eleitoral

Dados são do início da campanha até o dia 18 de setembro. A Lei Eleitoral…

% dias atrás

Quando acionar o CRAR? Entenda os serviços prestados aos animais em risco em PG

O CRAR de Ponta Grossa resgata animais em risco, promove castração, adoção e devolução. Castração…

% dias atrás

Jovem é preso em flagrante com 78 pedras de crack na região

Além do entorpecente, também foi encontrado 25 gramas de maconha, munição calibre 38, além de…

% dias atrás

Workshop gastronômico acontece em Ponta Grossa no dia 27

O evento pretende ensinar aos participantes como cozinhar refeições nutritivas e com praticidade para se…

% dias atrás

Tecnologia antiga resiste e se mantém essencial em empresas

Utilizado em campanhas de marketing, notificações e segurança, o SMS oferece um canal de comunicação…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade