Categorias: Campos Gerais

Dayane Sovinski reforça crescimento da presença feminina na política

A prefeita de Imbaú, Dayane Sovinski (PSD), assumiu a presidência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) para o biênio 2025-2026, tornando-se a segunda mulher a ocupar o cargo na história da entidade. Antes dela, apenas Elisangela Pedroso, ex-prefeita de Carambeí, havia presidido a associação, que reúne 19 municípios da região. A posse ocorreu na noite desta quarta-feira (29), em Imbaú, com a presença de lideranças políticas estaduais e municipais.

A nova composição da diretoria da AMCG marca mais um passo na ampliação da participação feminina em cargos de liderança municipal e regional. Embora as mulheres ainda sejam minoria na política, sua presença à frente de entidades representativas tem crescido, refletindo um cenário de maior diversidade na gestão pública. Em entidades como a AMCG, essa representatividade pode contribuir para novas perspectivas e estratégias voltadas ao desenvolvimento das cidades.

Além de Dayane, a nova gestão também conta com a presença da prefeita de Telêmaco Borba, Rita Mara de Paula Araújo, que ocupa o cargo de secretária da associação. Outra mulher que também ocupa um cargo política e faz parte da AMCG é a prefeita de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt, que também fortalece o protagonismo feminino na política regional.

Segundo Elisangela Pedroso, primeira mulher a presidir a AMCG, o protagonismo feminino na política precisa ser ampliado. “Cada vez mais as mulheres devem participar, assumir o que é seu de fato. A mulher tem um olhar diferenciado, acolhedor, e isso já temos mostrado. Enquanto fui presidente, era a única mulher a comandar uma associação municipalista em todo o Paraná, um papel importante para a AMCG e um reconhecimento a nível estadual”, destacou.

Durante a cerimônia, Dayane Sovinski agradeceu a todos que acreditaram em seu trabalho e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento da região. A prefeita ainda destacou a importância da participação de sua companheira de gestão, Rita Mara de Paula Araújo, prefeita de Telêmaco Borba, que também é mulher e faz parte dessa história, contribuindo para o fortalecimento da presença feminina na política.

No comando da associação, a nova gestão terá como foco o fortalecimento institucional e a ampliação de parcerias com o governo estadual e demais municípios. A diretoria eleita para o período também é composta por Christiano Borges (Curiúva) como vice-presidente, Rildo Leonardi (Tibagi) como tesoureiro e Rita Mara de Paula Araújo (Telêmaco Borba) como secretária.

A presença feminina em espaços de decisão fortalece a pluralidade na administração pública e incentiva a participação de novas lideranças. Com a posse de Dayane Sovinski, a AMCG segue um movimento de maior inclusão das mulheres em funções estratégicas, promovendo um avanço na representatividade política na região dos Campos Gerais.

Saiba mais sobre a posse da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) para o biênio 2025-2026

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

STF condena mulher que pichou estátua a 14 anos de prisão

Débora foi condenada por cinco crimes, inclusive golpe de estado

% dias atrás

Prefeitura realiza o programa itinerante ‘Dia da Família’ neste sábado, no Dalabona

Prefeitura lança Dia da Família Itinerante com serviços, lazer e vacinação nos bairros de Ponta…

% dias atrás

Motociclistas promovem motociata solidária para ajudar Chloe em Ponta Grossa

Motociata da Chloe dia 26/04 em Ponta Grossa. Doe a partir de R$10 e participe!…

% dias atrás

UPAs de Ponta Grossa enfrentam superlotação e pacientes reclamam de demora no atendimento

UPAs de Ponta Grossa registram superlotação durante a semana e pacientes reclamam de demora; administração…

% dias atrás

Homem que matou dois irmãos caminhoneiros em PG terá audiência de custódia neste sábado

Homem preso por matar dois irmãos caminhoneiros em Ponta Grossa terá audiência de custódia neste…

% dias atrás

Familiares buscam por mulher desaparecida após sair para trabalhar em PG

Hilde Bueno, 34, desapareceu em Ponta Grossa após sair para trabalhar. Família teme por sua…

% dias atrás