Categorias: Ponta Grossa

Declarações do Imposto de Renda em Ponta Grossa já somam mais de 40 mil em 2025

A entrega das declarações do Imposto de Renda segue em ritmo intenso na circunscrição da Receita Federal em Ponta Grossa. Até o dia 4 de maio de 2025, foram registradas 40.207 declarações entregues, o que representa aproximadamente 39% da meta estimada para este ano, que é de 103.048 documentos.

Em 2024, o total de declarações recebidas pela unidade da Receita em Ponta Grossa foi de 96.236, número superado na estimativa para 2025, indicando um crescimento de cerca de 7% na expectativa de contribuintes obrigados a prestar contas com o fisco.

Com o prazo final de entrega se aproximando — 30 de  maio — a Receita Federal reforça a importância de não deixar para os últimos dias, a fim de evitar instabilidades no sistema e possíveis penalidades por atraso.

Aqueles que ainda não enviaram a declaração devem reunir os documentos necessários e utilizar o programa gerador disponível no site da Receita Federal. O envio dentro do prazo é essencial para garantir a restituição nos primeiros lotes, no caso de haver imposto a restituir.

O Delegado da Receita Federal Remy Deiab Junior explica que, a quantidade de entregas da DIRPF 2025 está de acordo com o constatado em anos anteriores, tanto em termos nacionais, como regionais e locais, seguindo a tendência da série histórica, pois muitos contribuintes tendem a deixar para entregar a declaração no último mês, mais próximo do final do prazo, que em 2025 será no dia 30/05/2025.

Em âmbito nacional, já foram entregues 19.371.118 declarações, o que representa 41,93% do total esperado. No Paraná já foram entregues 1.197.148 declarações (39,02% do total esperado). Na área de abrangência da Delegacia da RFB em Ponta Grossa (64 municípios) já foram entregues 144.447 declarações (42,74% do esperado) e em Ponta Grossa já foram entregues 40.207 declarações (39,02% do esperado).

Nota-se que a relação entre as entregas efetivas e o volume esperado está apresentando uma relação média de 40%, tanto em termos nacionais, como em termos regionais e locais, evidenciando uma regularidade do indicador.
Poderia ser melhor em uma situação ideal, pois não é recomendável deixar para entregar a declaração próximo do prazo final. Não obstante, acredita-se que se a tendência seguir o que ocorreu nos últimos anos, o total esperado de 103.048 declarações tende a ser atingido em Ponta Grossa.

A RFB recomenda que os contribuintes apresentem a sua DIRPF 2025 dentro do prazo, ou seja, até 30/05/2025, evitando a aplicação de multas, problemas cadastrais e até mesmo a eventual seleção para uma fiscalização mais rigorosa.
A DIRPF 2025 pode ser entregue por várias formas (Programa Gerador da Declaração, online no site da RFB ou pelo App da RFB para dispositivos móveis), inclusive com a facilitação da declaração pré-preenchida, o que torna o procedimento bem mais tranquilo e amigável.

Portanto, solicita-se que os contribuintes da região entreguem a declaração o quanto antes e, caso tenham alguma dificuldade, que procurem um contador, um profissional ou familiar de confiança que possa ajudá-los a cumprir com essa obrigação dentro do prazo legal.

Leia também Governo libera R$ 179 milhões para a contratação de seguro rural no mês de maio

Luis Carlos Pimentel

Artigos recentes

Deputada propõe ampliação da licença-paternidade para 20 dias no Paraná

A proposta será analisada inicialmente pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e pelas demais…

% dias atrás

Atletas de Tibagi conquistam 14 medalhas no Campeonato Brasileiro de Canoagem Iniciantes

Tibagi esteve presente com 15 atletas, que conquistaram 14 medalhas, reafirmando a força do trabalho…

% dias atrás

Duplicação da PRC-466 em Guarapuava terá nova detonação de rochas na semana que vem

O bloqueio total do tráfego de veículos vai iniciar às 14h e tem previsão de…

% dias atrás

8ª Festa da Imigração Holandesa em Arapoti acontece no dia 7 de junho

O evento é gratuito e neste ano se comemora os 65 anos da Imigração Holandesa…

% dias atrás

Últimos trechos: TCU aprova editais dos lotes 4 e 5 das rodovias do Paraná

Os investimentos alocados para este lote são da ordem de R$ 18,2 bilhões, dos quais…

% dias atrás

Caso Ricardo Osinski: Justiça converte prisões temporárias em preventivas; Veja detalhes do crime

Os investigados são o casal proprietário da clínica terapêutica "Só Por Hoje" e um interno…

% dias atrás