A prevenção de riscos e desastres será tema de lives promovidas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil nesta quarta e sexta-feira (13 e 15), com início às 15 horas. O evento é online e gratuito. A ideia é rever estratégias e apresentar resultados de ações já realizadas para analisar quais práticas podem ser aprimoradas para os desafios contemporâneos.
O encontro marca a Semana Internacional de Redução de Riscos e Desastres, que tem como objetivo divulgar boas práticas realizadas pela instituição nesta área. A semana é realizada ao redor do mundo para discutir riscos provenientes de desastres, integrando diferentes instituições para refletir sobre o tema.A programação do evento paranaense trata tanto da realidade estadual como um todo como das dificuldades encontradas em municípios específicos. O evento é destinado a coordenadores municipais da Defesa Civil e ao público em geral, e será realizado ao vivo no YouTube da Defesa Civil do Paraná.Pela segunda vez realizada em formato totalmente online, a semana contará com duas lives. A primeira, nesta quarta-feira (13), terá uma abertura sobre os desafios na gestão de riscos, seguida de um debate sobre as ações durante a crise hídrica vivida pelo Paraná desde 2020. Participam da conversa o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schünig, e o chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), capitão Anderson Gomes das Neves.
Na sexta-feira (15), a live apresenta resultados do mapeamento geológico-geotécnico finalizado em 2019 na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e como este trabalho pode ser aplicado nas ações de defesa civil e planejamento municipal. O mapeamento é uma ação fundamental para o planejamento de prevenção de catástrofes. Falarão sobre o tema Oscar Salazar Junior, geólogo do Instituto Água e Terra, e Rogério da Silva Felipe, geólogo da Defesa Civil.
DIA INTERNACIONAL – A semana de eventos marca o Dia Internacional para Redução do Risco de Desastres, celebrado em 13 de outubro. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), seu objetivo é promover uma cultura mundial para a redução do risco de desastres com ações de prevenção e mitigação.
Confira os detalhes da programação:
Semana Internacional de Redução de Riscos e Desastres
Lives no canal do YouTube da Defesa Civil
Quarta-feira (13)
15h: Abertura da semana com o tema “Desafios na gestão de riscos”.
15h15: Palestra “Estiagem e Crise Hídrica: mecanismos de resposta e auxílio aos municípios no Paraná”, com o coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Fernando Schünig, e o chefe do Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd), capitão Anderson Gomes das Neves.
Sexta-feira (15)
15h: Palestra “Mapeamento de Risco na Região Metropolitana de Curitiba: uma ferramenta da gestão de riscos”, com Oscar Salazar Junior, geólogo do Instituto Água e Terra; e Rogério da Silva Felipe, geólogo da Defesa Civil.
Resultado é o maior da série histórica disponível, que foi iniciada no 1º trimestre de…
Assalto aconteceu na tarde de domingo. O indivíduo não foi localizado
Presidente eleita convoca advogados para gestão participativa e será a segunda mulher a liderar a…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Palmeira, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Jaguariaíva, localizada na…
Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Carambeí, localizada na…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade