BNT NEWS
Na manhã desta segunda-feira (28), o BNT News recebeu em estúdio o delegado-chefe da 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa, Dr. Nagib, para falar sobre a recente premiação recebida em Curitiba que reconhece os avanços significativos na segurança pública da região. A entrevista abordou desde os desafios enfrentados com o aumento da violência até os méritos conquistados por meio de estratégias integradas de combate ao crime.
Dr. Nagib começou destacando o papel da imprensa na cobertura equilibrada das gestões públicas, elogiando a atuação imparcial do portal. Em seguida, falou sobre a importância da premiação concedida pelo Governo do Estado, que avaliou de forma técnica os resultados das unidades policiais em todo o Paraná.
“Foi uma análise feita por uma banca técnica da cúpula da segurança pública, composta por cerca de 20 pessoas. Tivemos que apresentar os trabalhos desenvolvidos em nossa região, e fomos reconhecidos em duas categorias: gestão da polícia judiciária e uma grande operação realizada no fim do ano passado”, explicou o delegado.
Segundo Dr. Nagib, os esforços de 2024 foram marcados por um aumento de mais de 50% no número de operações e ações conjuntas com outras forças de segurança, como Polícia Militar, Guarda Municipal e Gaeco. “Tivemos uma redução significativa no número de homicídios e quase 90% de elucidação desses casos, especialmente os ligados a facções, que são mais difíceis de investigar”, afirmou.
A unidade de Ponta Grossa ficou em segundo lugar no Estado no quesito redução de homicídios, ficando atrás apenas de uma cidade menor, o que, segundo o delegado, evidencia o impacto positivo da atuação local em grandes centros urbanos. Ele ressaltou que o mérito é coletivo: “Essa medalha é da equipe de homicídios, da Polícia Civil, e de todos os órgãos que atuaram juntos. É muito orgulho para nós”.
Apesar do reconhecimento, Dr. Nagib reforçou que os desafios continuam: “Segurança pública é uma luta diária. Receber um prêmio não significa que está tudo resolvido. A criminalidade é dinâmica, e nós precisamos estar sempre atentos”.
Durante a conversa, o delegado também fez um alerta preocupante: o aumento expressivo dos casos de feminicídio em Ponta Grossa. “Tivemos um crescimento de 800% em 2024 em relação a 2023. É um problema seríssimo, que não se resolve só com polícia, mas com políticas públicas e mudanças culturais profundas”, destacou.
Ao ser questionado sobre se Ponta Grossa é uma cidade segura, o delegado respondeu com franqueza: “Sim, dentro da realidade social e econômica que temos, é uma cidade segura. Trabalhei em cidades como Londrina, Maringá e Cascavel. Posso dizer que Ponta Grossa conta com forças de segurança extremamente comprometidas e integradas”.
A entrevista foi encerrada com agradecimentos mútuos e o convite para que Dr. Nagib volte sempre que houver novidades na área da segurança pública. “Ano passado estive aqui para dar notícias preocupantes. Hoje, é gratificante voltar para compartilhar um reconhecimento pelo trabalho de toda uma equipe. Obrigado ao BNTT News pelo espaço e sensibilidade em mostrar também o lado positivo das ações de segurança”, concluiu.
Assista ao vídeo
Leia também Identificado idoso que morreu afogado em PG
Ação conjunta envolve Polícia Ambiental, IAT e órgãos municipais para combater crime ambiental grave na…
Comunidade Maila Sabrina, nos Campos Gerais, recebe o presidente no dia 29 de maio para…
Polícia Civil conclui inquérito que envolve também ex-diretores e aponta ligação com o crime organizado
Apropriação indébita aconteceu em Uvaranas; suspeitos foram presos após perseguição
Rangel aponta possível conflito na CEI do Lixo ao citar que técnica é sócia de…
Indenização de R$ 11 mil, somando os dados materiais e danos morais, é considerada irrisória…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade