Categorias: #VCcomaBNT

Denúncia revela ocupação irregular e desmatamento em área verde de Ponta Grossa

Uma denúncia anônima recebida pelo Portal BnT apontou a existência de uma ocupação de área verde no Jardim das Flores, em Ponta Grossa. Conforme relatos, há famílias que ocupam de forma irregular o perímetro de preservação, além de que uma fazenda também estaria invadindo a região. 

Leia mais: Prefeitura de Ponta Grossa vai liberar boletos do IPTU 2025 a partir de 3 de fevereiro

O local fica situado em frente à rua Tenente Coronel Valdir Copetti Neves, região do bairro Neves. Você pode conferir na imagem abaixo que a área verde está circulada em vermelho. Uma pequena praça fica situada em frente ao perímetro de preservação e uma fazenda está localizada na parte superior da imagem. As imagens aéreas são extraídas do Google Maps.

Google Maps

Conforme a denúncia recebida, existem pelo menos três famílias ocupando de forma irregular a área verde, além de existir um cercamento no entorno da mata e das proximidades da praça pública. Cavalos também estão na região e vivem sob cuidados de quem reside ali. 

Marcos Silva
Marcos Silva
Marcos Silva

Segundo a pessoa denunciante, uma fazenda situada na parte de trás da área verde também está invadindo o perímetro de preservação. 

A reclamação também se refere ao desmatamento. Parte da área teria sido queimada por pessoas que residem ali. Confira imagens recebidas pelo Portal BnT, que mostram parte da vegetação desmatada.  

Reprodução: Redes Sociais

A equipe de reportagem do Portal BnT conversou com um dos cidadãos que moram irregularmente na área verde. A informação repassada, no entanto, foi que o cercamento existe para que o local “não se torne área de desmanche” e que os cavalos não transitem pelas ruas da região. Além disso, há a alegação de que a Prefeitura não realiza a manutenção da região, o que pode favorecer a atuação de criminosos. 

O que diz a lei

O Código de Posturas do Município de Ponta Grossa (14.523/2022) aborda a invasão de área verde no Artigo 47, que proíbe “podar, cortar, derrubar ou danificar árvores situadas em vias, parques ou logradouros públicos sem autorização expressa” da Prefeitura. A lei enfatiza a importância da preservação ambiental, citando a Constituição da República Federativa do Brasil e outras leis federais, estaduais e municipais, como a Lei Municipal nº 11.233/2012.

Embora o código não mencione explicitamente a palavra “invasão”, a proibição de qualquer ação que danifique as árvores em áreas verdes públicas sem a devida autorização, pode ser interpretada como uma forma de coibir a invasão dessas áreas, inclusive a realização de queimadas em zona urbana.

A lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo determina como “Áreas de Preservação Permanentes (APPs)” as nascentes, córregos, cursos d’água e outras áreas protegidas, conforme determinações das legislações federal e estadual. Essas áreas são consideradas prioritárias para fiscalização e impedem ocupação, parcelamento e construções.

O que a prefeitura diz

A equipe do Portal BnT entrou em contato com a Prefeitura de Ponta Grossa para verificar como andam as fiscalizações no local e questionar qual a órgão do Executivo responsável pela fiscalização. Em nota oficial, a prefeitura informou que o Departamento de Patrimônio,  da Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos, já foi acionado em relação às ocupações irregulares.

“Em relação às outras três famílias que supostamente estariam residindo na área, verificou-se que elas estão estabelecidas em uma propriedade rural privada, vizinha à área verde. Informamos, ainda, que o proprietário da área será notificado para prestar esclarecimentos sobre a situação”, informa a nota. 

A nota ainda completa que os donos dos cavalos também serão notificados para adotar providências. “Neste caso, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou vistoria no local e constatou a ocupação irregular da área verde localizada no Residencial Jardim das Flores. Durante a vistoria, realizada nesta quarta-feira (8), foram identificados animais soltos, como cavalos e cabritos. Os responsáveis serão notificados para proceder com a retirada dos animais”, finaliza. 

A Guarda Municipal também foi acionada até o local para a adoção de providências. A informação repassada pelos oficiais é de que se o cercamento de grade em via pública foi realizado novamente, a entidade deverá ser acionada pelos moradores. As equipes podem ser acionadas por meio do 153 ou do Whatsapp (42) 99155-1024.

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Artigos recentes

Guarda Municipal prende suspeito de furto com kit churrasco em Ponta Grossa

Guarda Municipal prende suspeito de furto em Boa Vista, em Ponta Grossa. Homem tentou fugir…

% dias atrás

Startup abre 720 vagas para clientes ocultos no Paraná

No Paraná, 720 vagas para clientes ocultos estão disponíveis, oferecendo de R$ 30 a R$…

% dias atrás

Colisão entre moto e carro deixa homem ferido em bairro de Ponta Grossa

Motociclista de 60 anos sofre ferimentos graves em incidentes com carro na região de Oficinas,…

% dias atrás

Receita de Sorvete Caseiro com Suco Tang: Fácil, Refrescante e Delicioso!

Está em busca de uma sobremesa prática, deliciosa e perfeita para os dias quentes? Então,…

% dias atrás

Homem condenado a mais de 13 Anos de prisão é preso em Irati pela Polícia Civil

Polícia Civil de Irati prende homem condenado a mais de 13 anos por roubo, associação…

% dias atrás

Receita alerta para golpes com taxa falsa sobre Pix

Fisco reitera que cobrança de impostos não existe e é inconstitucional

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade