Categorias: Política

Deputado Aliel Machado é palestrante de fórum jurídico na Europa

O deputado federal Aliel Machado (PV) participou nesta quarta-feira (26), do 12º Fórum Jurídico em Lisboa, capital de Portugal. O evento teve como um dos organizadores o Instituto IDP.

A conferência reuniu autoridades e especialistas de diversos setores para debater temas de relevância global. Aliel foi convidado pelo destaque alcançado recentemente nas discussões ambientais com a relatoria do projeto do Mercado do Carbono.

O ponta-grossense palestrou com o tema “Transição Energética: Desafios Jurídicos e Econômicos”. O painel contou com a presença de especialistas, incluindo Tatiana Falcão, consultora do Banco Mundial e das Nações Unidas em tributação ambiental; Shireen Mahdi, economista principal do Banco Mundial para o Brasil; Ricardo Dell Aquila Mussa, CEO da Raízen; e Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras.

Palestra

Durante sua apresentação, Aliel destacou a importância de uma abordagem integrada entre políticas públicas e inovações tecnológicas para enfrentar os desafios da transição energética. Ele ressaltou que a transição para fontes de energia mais limpas não é apenas uma questão ambiental, mas também uma demanda econômica e social. “Precisamos garantir segurança jurídica na legislação para incentivar investimentos sustentáveis e promover uma economia verde, sempre buscando a redução das desigualdades”, afirmou o deputado.

O parlamentar também mencionou seu trabalho como relator na Câmara dos Deputados do projeto de lei (2.148/2015), que regulamenta o mercado do crédito de carbono, aprovado em dezembro do ano passado e que agora está no Senado Federal.

Além disso, ele representou o parlamento brasileiro na COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Recentemente, o deputado paranaense assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Bioeconomia (FpBio) e foi o único deputado a receber o Prêmio Economia Verde, pelo seu trabalho em defesa do meio ambiente sustentável.

Evento

O evento ocorre anualmente com o intuito de debater questões que desafiam o Estado contemporâneo. Em sua décima segunda edição, será abordado um panorama sobre como a globalização tem sido fomentada ou desestimulada em alguns campos, os motivos para isso e os impactos no Brasil e na Europa.

Com informações da assessoria

Leia também: Ministério Público irá realizar mutirão de atendimentos em oito vilas de PG

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Operário comunica desligamento do lateral Pacheco do time

Pacheco chegou ao Operário no fim do ano passado. No entanto, o atleta disputou apenas…

% dias atrás

Motorista colide com traseira de caminhão e fica ferido na BR-376 em PG

Motorista bateu contra a traseira de um caminhão-bitrem em movimento, carregado com calcário. O acidente…

% dias atrás

Homem é preso enquanto carregava televisão furtada em bairro de Ponta Grossa

Indivíduo estava carregando televisão em via pública. Abordado, a PM encontrou diversos objetos furtados de…

% dias atrás

Elementos armados atiram em jovem e colocam fogo na casa da vítima em PG

Elementos armados invadiram uma residência, efetuaram cinco disparos contra um jovem de 20 anos e…

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região neste sábado (29)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Brasil goleia o Paraguai por 4 a 1 e se aproxima da classificação na Copa América

Com a goleada, a Seleção Brasileira agora soma 4 pontos e é segunda colocada no…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade