Categorias: Política

Deputado Aliel Machado é palestrante de fórum jurídico na Europa

O deputado federal Aliel Machado (PV) participou nesta quarta-feira (26), do 12º Fórum Jurídico em Lisboa, capital de Portugal. O evento teve como um dos organizadores o Instituto IDP.

A conferência reuniu autoridades e especialistas de diversos setores para debater temas de relevância global. Aliel foi convidado pelo destaque alcançado recentemente nas discussões ambientais com a relatoria do projeto do Mercado do Carbono.

O ponta-grossense palestrou com o tema “Transição Energética: Desafios Jurídicos e Econômicos”. O painel contou com a presença de especialistas, incluindo Tatiana Falcão, consultora do Banco Mundial e das Nações Unidas em tributação ambiental; Shireen Mahdi, economista principal do Banco Mundial para o Brasil; Ricardo Dell Aquila Mussa, CEO da Raízen; e Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras.

Palestra

Durante sua apresentação, Aliel destacou a importância de uma abordagem integrada entre políticas públicas e inovações tecnológicas para enfrentar os desafios da transição energética. Ele ressaltou que a transição para fontes de energia mais limpas não é apenas uma questão ambiental, mas também uma demanda econômica e social. “Precisamos garantir segurança jurídica na legislação para incentivar investimentos sustentáveis e promover uma economia verde, sempre buscando a redução das desigualdades”, afirmou o deputado.

O parlamentar também mencionou seu trabalho como relator na Câmara dos Deputados do projeto de lei (2.148/2015), que regulamenta o mercado do crédito de carbono, aprovado em dezembro do ano passado e que agora está no Senado Federal.

Além disso, ele representou o parlamento brasileiro na COP-28, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Recentemente, o deputado paranaense assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Bioeconomia (FpBio) e foi o único deputado a receber o Prêmio Economia Verde, pelo seu trabalho em defesa do meio ambiente sustentável.

Evento

O evento ocorre anualmente com o intuito de debater questões que desafiam o Estado contemporâneo. Em sua décima segunda edição, será abordado um panorama sobre como a globalização tem sido fomentada ou desestimulada em alguns campos, os motivos para isso e os impactos no Brasil e na Europa.

Com informações da assessoria

Leia também: Ministério Público irá realizar mutirão de atendimentos em oito vilas de PG

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Artigos recentes

Colisão entre carro e moto deixa mulher ferida no Centro de Ponta Grossa

Colisão entre carro e moto no Centro de Ponta Grossa deixa garupa ferida com suspeita…

% dias atrás

Aliel Machado anuncia 22 novas casas populares para Ponta Grossa

Ao todo, serão construídas 86 moradias na cidade por meio de articulação do deputado federal…

% dias atrás

Fuga frustrada: motociclista carregava drogas no baú e é preso em Ponta Grossa

Guarda Municipal de Ponta Grossa prende motociclista com drogas e dinheiro em Uvaranas após fuga…

% dias atrás

Novo equipamento da Polícia Científica vai tornar mais precisa a análise de crimes no Paraná

Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…

% dias atrás

Ponta Grossa inicia 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente

O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…

% dias atrás

Julgamento de Bolsonaro e demais indiciados pode ocorrer em 2025

PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade