Em entrevista ao BNT News nesta quarta-feira (4), o deputado federal Aliel Machado falou sobre temas importantes para Ponta Grossa, incluindo a inauguração da UPA Uvaranas e a mobilização em defesa das APAEs do Paraná e do Brasil. Direto de Brasília, Aliel destacou a importância de fortalecer a inclusão e as políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência.
UPA Uvaranas: alívio para a saúde pública
O parlamentar comemorou a entrega da nova UPA em Uvaranas, ressaltando que a unidade era uma demanda antiga da população. “Ponta Grossa cresceu muito. Uvaranas é o maior bairro da nossa cidade e precisava dessa unidade de pronto atendimento. Isso foi pauta de debate eleitoral e, finalmente, saiu do papel. Eu parabenizo a prefeitura e fico feliz em ter colaborado viabilizando recursos para o custeio e funcionamento”, disse.
Aliel também lembrou que sua atuação em Brasília garantiu o credenciamento da UPA Santana, que hoje recebe recursos mensais do Governo Federal. “A superlotação na UPA Santana e na Santa Paula justificava essa necessidade. A UPA Uvaranas vai ajudar a reduzir o tempo de espera e melhorar o atendimento”, destacou.
O deputado também citou que parte dos problemas das UPAs se deve à falta de leitos hospitalares para internamento. Segundo ele, essa situação será amenizada com a construção da nova torre do Hospital Universitário, que já tem recursos viabilizados e aguarda trâmites burocráticos.
Defesa das APAEs
Outro tema de destaque na entrevista foi a defesa das APAEs. Uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), movida por uma associação, tramita no Supremo Tribunal Federal (STF) e questiona o modelo de funcionamento das APAEs como instituições de ensino. Se acolhida, a ação pode comprometer o repasse de recursos públicos às entidades.
“O que está em risco é a existência das APAEs enquanto escolas. Isso pode trazer um prejuízo muito grande para essas instituições que cumprem um papel fundamental no Brasil”, afirmou Aliel. “Tenho parceria com APAEs de todo o Paraná, inclusive com a APAE de Ponta Grossa, onde já viabilizamos recursos, veículos, equipamentos e até um poço artesiano”, lembrou.
Aliel declarou ser totalmente contrário à ação no STF e reforçou seu compromisso com a defesa das APAEs. “Elas fazem um trabalho que deveria ser do poder público, com muito carinho, dedicação e excelência”, frisou.
Inclusão social como prioridade
O parlamentar também destacou os desafios para ampliar a inclusão social. Segundo ele, além de garantir recursos, é fundamental fortalecer a infraestrutura, capacitar profissionais e atualizar constantemente a legislação.
“Aumentou muito o número de diagnósticos de TEA (Transtorno do Espectro Autista), o que exige mais investimentos. Em Ponta Grossa, assinamos esta semana a ordem de serviço para a construção do Centro de Reabilitação, que vai atender diversas deficiências — física, auditiva, visual e intelectual”, explicou.
Aliel também lembrou de avanços nacionais, como a aprovação de um dos medicamentos mais caros do mundo para tratar doenças raras, e ressaltou a importância de benefícios como o BPC (Benefício de Prestação Continuada) para garantir dignidade às famílias.
Ele ainda fez questão de citar instituições locais que realizam trabalhos essenciais, como a APAE, PROAUT, PSDB (Associação de Surdos), PADEV e outras.
Compromisso com a comunidade
Ao finalizar a entrevista, Aliel agradeceu ao BNT pela oportunidade de debater temas tão relevantes. “Parabéns ao BNT por se posicionar e tratar desse assunto tão importante. Contem sempre comigo”, concluiu.
Leia mais: Porcomóvel – Menino vai à escola montada no lombo de um porco