Categorias: ParanáPolítica

Deputados aprovam proibição de corrida de cães no Paraná

Os deputados aprovaram na sessão plenária desta segunda-feira (18), na Assembleia Legislativa do Paraná, a proposta que proíbe a realização de corridas competitivas de cães em todo o estado. O projeto de lei 16/2021, assinado pelos deputados Professor Lemos (PT), Luiz Claudio Romanelli (PSD) e Soldado Fruet (PROS), avançou em primeiro turno de votação.

De acordo com o texto, a proibição se aplica independentemente de figurarem ou não apostas, ofertas de brindes ou promoções, além da especificação de raças, da linhagem, da variante ou da categoria dos cães.

Os autores afirmam na justificativa da matéria que os animais utilizados nessa modalidade são sujeitos a múltiplos abusos físicos e psíquicos que visam entreter e gerar renda aos organizadores e frequentadores das corridas. Os parlamentares que assinam a proposição também destacam que práticas dessa natureza são também usadas como empreendimentos de lavagem de dinheiro e de burla ao sistema fiscal e tributário.

 [RELACIONADAS]

O deputado Romanelli disse que é mais um projeto de lei aprovado para proteção e bem-estar dos animais. Segundo ele, a aprovação encerra qualquer discussão sobre legalidade desse tipo de atividade utilizando cães. “Sob o falso pretexto de qualificar as práticas como esportivas, animais são sujeitos a múltiplos abusos físicos e psíquicos para entretenimento e arrecadação. A prática é ilegal e deve ser devidamente combatida”, destacou.

Já o deputado Soldado Fruet ressaltou que além de conscientizar a população sobre a necessária proteção do meio ambiente, esse projeto tem como objetivo reduzir os maus-tratos aos animais, inclusive com a imposição de multa aos que realizarem corridas competitivas com cães. “Não podemos deixar que o Paraná vire um celeiro de crueldade e a nossa proposta é mais uma ferramenta para impedir que isso aconteça”, disse.

Caso o projeto seja aprovado e se torne lei, a punição para quem descumprir a medida é o pagamento de multa que varia de 25 a 85 UPF/PR, sem prejuízo das sanções penais e administrativas previstas na legislação federal. Cada UPF/PR, em valores de abril de 2022, segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, corresponde a R$ 123,96.

Boca no Trombone

O Portal BnT foi criado em 2021 e trata sobre diversos temas que afetam você e toda a comunidade de Ponta Grossa e região

Artigos recentes

Corpo em decomposição é encontrado na região do Distrito Industrial de PG

Cadáver foi encontrado com as mãos amarradas e já em avançado estado de decomposição. Causas…

% dias atrás

Especial JEM: mais de 8 mil alunos vão participar do 38º Jogos Estudantis de Ponta Grossa

Cerca de 8 mil alunos irão disputar 18 modalidades esportivas ao longo da competição, além…

% dias atrás

Identificado adolescente que morreu em acidente no centro de Castro

Adolescente estava de bicicleta quando se envolveu no acidente. Fatalidade aconteceu na tarde deste sábado…

% dias atrás

Melhores discos ‘ao vivo’, por John Elvis Ramalho

Na coluna desta semana, John Elvis recorda três discos de rock 'ao vivo' que fizeram…

% dias atrás

Tradicional ‘Festa do Divino’ ganhará as ruas neste domingo (19) em PG

Procissão terá anjos e 60 violeiros. Saída em direção à Catedral está marcada para às…

% dias atrás

Moradores denunciam situação precária de rua em Oficinas. Veja imagens

De acordo com uma das moradoras, o local está sem manutenção há pelo menos 2…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade