O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), está licitando a elaboração do anteprojeto de duplicação da PR-151 entre a PRC-373 e a Rua Charles Louis Jean Renaud, no perímetro urbano de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais. O trecho tem 5,24 quilômetros de extensão, também servindo de acesso para um campus da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).
Está marcado para o dia 24 de janeiro a sessão de abertura simultânea das propostas de preços e propostas técnicas das empresas interessadas, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov. O orçamento estimado para o anteprojeto é de R$ 1.039.210,82.
Uma comissão de contratação do DER/PR irá analisar todas as propostas apresentadas, e atribuir uma pontuação a cada uma, seguindo os critérios em edital para avaliar os preços e a capacidade técnica das empresas. A participante com maior pontuação será convocada a apresentar seus documentos de habilitação para continuar o processo.
“Temos diariamente milhares de pessoas utilizando este trecho da PR-151 para acessar a UTFPR e bairros vizinhos, muito além da capacidade de tráfego da rodovia. É uma situação que estamos dando o primeiro passo para solucionar, com um anteprojeto que irá embasar a contratação da obra de duplicação, encerrando os congestionamentos e evitando acidentes”, afirma o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex. “É mais uma promessa desta gestão que estamos levando a termo, que vamos tirar do papel muito em breve”.
“As soluções para a obra ainda serão definidas pelos estudos e análises, mas estamos prevendo um novo viaduto no entroncamento da PR-151 com a Rua Rio Cavernoso, alargamento da ponte sobre o Rio Pitangui e construção de uma segunda ponte paralela, e readequação das rótulas existentes, inclusive próximo ao viaduto da PRC-373”, explica o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti.
Após a conclusão da licitação e a assinatura do contrato, os serviços vão começar pelos estudos de segurança de trânsito, estudos de traçado e plano de trabalho ambiental. O prazo de elaboração do anteprojeto é de 12 meses, e inclui ainda atividades como contagens de tráfego, estudos geológicos, levantamentos de campo, sondagens geotécnicas, plano funcional, campanhas de fauna e de flora, entre várias outras.
O anteprojeto serve como base para a elaboração do projeto básico e projeto executivo de engenharia de uma obra, geralmente sendo aproveitado para uma contratação integrada futura, que inclui os projetos e a execução da obra em um mesmo contrato.
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