“Para aqueles que creem em Cristo, a morte não é o fim, mas sim uma transição para a vida eterna. Além disso, encontramos conforto nas palavras do Salmo (23,4): ‘Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam’. O Senhor está sempre ao nosso lado, mesmo nos momentos mais sombrios, e Sua presença nos conforta”. A reflexão de Dom Anuar Battisti, bispo emérito de Maringá, resume o entendimento da Igreja Católica quanto ao 2 de novembro, dia dos fiéis defuntos.
Para a Igreja, não se trata de um feriado qualquer, mas de uma oportunidade de rezarmos pelos entes queridos que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus. E por essa crença, todos os anos, milhares de pessoas visitam os cemitérios. No Cemitério Parque Jardim Paraíso, que é administrado pela Diocese de Ponta Grossa, calcula-se que aproximadamente 40 mil pessoas passem pelo campo santo nesta data. Estão previstas celebrações pelos fiéis defuntos em diferentes cemitérios de Ponta Grossa e também em outras cidades da Diocese. O bispo Dom Sergio Arthur Braschi reza missa, às 10 horas, no Cemitério Jardim Paraíso, onde acontecerá ainda celebração às 15 horas.
Leia também: Mais de 650 famílias atingidas pelas chuvas em PG já receberam doações, diz Prefeitura
O cemitério parque abrirá das 7h às 18 horas. O setor administrativo começará a funcionar às 8h da manhã. Haverá atendimento de confissões, com oito padres, quatro pela manhã e quatro, à tarde, das 9h às 18 horas, a oferta de conversas com a com a psicóloga, Inês Grochowski, além da Missão de Escuta, com integrantes da Comunidade Católica Shalom. Haverá horários especiais de ônibus do transporte coletivo, levando os visitantes até o interior do cemitério, a partir das 8 horas. E ainda venda de flores, suporte e velas
Em Ponta Grossa, as paróquias que têm campos santos em seus territórios terão ali missas neste dia 2. Na Paróquia São Pedro, haverá celebração às 8, 11, 15 e 17 horas, no Cemitério Chapada, e, às 9 horas, nos Cemitérios Gertrudes e Taquari. Nas capelas do interior atendidas pela Paróquia São Francisco, as missas vão acontecer às 8 horas, no distrito de Uvaia; 9h30, em Pinheirinhos, Capela Bom Jesus da Soga, e, às 16 horas, em Taquaruçu, Capela Santo Antônio.
Pela Diocese
Em Irati, os sacerdotes da Paróquia São Miguel vão celebrar missa nos campos santos de Rio Corrente e Guamirim, às 9 horas, e, às 10h30, no Taquari, às 10h30. Na Paróquia Nossa Senhora da Luz, a missa será às 8h30, no cemitério de Pinho de Baixo, e às 10 horas, em Apiaba, ocorrerá celebração da Palavra. Em caso de chuva, as celebrações serão nas capelas. Na Paróquia São João Batista, vai acontecer missa às 8h30, no Cemitério do Riozinho, e, oração do Santo Terço, às 9 horas, no Cemitério da Vila São João, e, às 17h30, no Riozinho. Só não haverá os terços em caso de muita chuva.
Em Castro, a Paróquia São Judas Tadeu agendou missa às 8h30, nos cemitérios das comunidades Rio Abaixo e Agostinhos, e, às 10 horas, nos cemitérios Frei Mathias, de Guararema e de Pereiras e, às 16 horas. Em caso de chuva forte, as celebrações serão canceladas. Na Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, as celebrações vão ocorrer às 9h15, na capela da Colônia Terra Nova; às 10h30, na do Maracanã e, às 18 horas, na do Tronco. Na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, a missa está programada para às 9 horas, no Cemitério Nossa Senhora do Rosário, na Vila Rio Branco.
Em Imbituva, a celebração no Cemitério Municipal Cristo Rei será às 9 horas. Em caso de chuva, a missa vai ser transferida para igreja matriz da Paróquia Santo Antônio. Em Ivaí, as missas celebradas pela Paróquia Cristo Rei acontecerão às 9 horas, no Cemitério Municipal; às 10 horas, no Cemitério Cachoeirinha e, às 14 horas, no Cemitério Bom Jardim. Em Tibagi, a Paróquia Nossa Senhora dos Remédios realizará celebração no Cemitério Municipal, às 8, 10 e 15 horas. Em caso de mal tempo, as missas na matriz.
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Wesley Borges, primo de Léo Pereira do Flamengo, morreu em confronto com a polícia em…
O acidente ocorreu na Rua Lourenço Leuzinski, na Vila Auto Alegre. Apesar da gravidade, todos…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade