Categorias: DestaqueParaná

Docentes do Paraná conquistam aprovação do Plano de Carreira na Alep

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira (12) o Projeto de Lei que prevê a alteração no Adicional de Titulação (ATT) dos docentes das universidades estaduais do Paraná. A mudança foi um dos pontos da reivindicação do movimento sindical em todo o estado e altera o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) esteve em Curitiba para acompanhar a votação. As demais seções sindicais também acompanharam as duas votações na Alep, além da aprovação na Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Agora o texto segue para a sanção do governador.

Para o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos dos Santos, a aprovação dos novos percentuais no Adicional de Titulação é uma grande conquista para toda a categoria. “A alteração no Plano de Carreira quanto ao ATT representa uma vitória de todo o movimento sindical nas IEES do Paraná. E veio numa data simbólica, que é o aniversário do Sinduepg. São 21 anos de luta pelos direitos de todos e todas as docentes do ensino superior público”, destaca.

Leia também: Bebê sobrevive a sufocamento com salsicha em PG e tem previsão de alta do hospital

O documento original, que prevê o novo PCCS, foi apresentado em abril de 2023 refletindo uma demanda histórica do movimento docente. Desde então, o governo do estado adiou por mais de cinco meses a apresentação de uma contraproposta. Após mobilização intensa dos docentes com greve, paralisações e negociações junto ao governo, a divulgação da minuta do Projeto de Lei só ocorreu, de fato, em sete de novembro. Até este momento as seções sindicais das universidades estaduais do Paraná cobravam o governo do estado incessantemente para que desse continuidade na tramitação do projeto.

O Plano de Carreira, Cargos e Salários atual está em vigor há 26 anos. A alteração do PCCS garante a manutenção dos direitos dos professores de ensino superior e reduz a defasagem salarial acumulada. A proposta aprovada na Alep contempla somente a reivindicação do aumento do percentual de Adicional de Titulação (AT) dos docentes. “Essa conquista não encerra a luta pelo pagamento integral das perdas salariais acumuladas e nem por condições dignas de trabalho”, conclui Volney Campos dos Santos.

Com a aprovação, o pagamento deve ser realizado no final do mês janeiro de 2024, junto com a folha deste mês, inclusive com valores retroativos a dezembro de 2023.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Confira as vagas de emprego disponíveis nesta sexta-feira (22) em Ponta Grossa

Veja as principais vagas de emprego disponíveis na Agência do Trabalhador de Ponta Grossa, localizada…

% dias atrás

PG recebe dois reconhecimentos na Educação

A secretária de Educação, professora Simone Pereira Neves, representou a prefeita Elizabeth Schmidt durante o…

% dias atrás

Homem atira em direção de duas pessoas e é preso em Piraí do Sul

Caso aconteceu na noite de quinta-feira. Nenhuma das pessoas foram atingidas pelos disparos

% dias atrás

Fim de semana será de temperaturas agradáveis em PG e região

Diminuem as taxas de instabilidade na região do Paraná, nesta sexta-feira (22). Contudo, ainda ocorrem…

% dias atrás

Colisão frontal deixa motociclista ferido em rodovia da região

Acidente aconteceu na noite de quinta-feira. Motociclista teve ferimentos leves

% dias atrás

Falecimentos registrados em Ponta Grossa e região nesta sexta-feira (22)

Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…

% dias atrás

Esse site utiliza cookies.

Política de Privacidade