Categorias: DestaqueParaná

Docentes do Paraná conquistam aprovação do Plano de Carreira na Alep

A Assembleia Legislativa aprovou na tarde desta terça-feira (12) o Projeto de Lei que prevê a alteração no Adicional de Titulação (ATT) dos docentes das universidades estaduais do Paraná. A mudança foi um dos pontos da reivindicação do movimento sindical em todo o estado e altera o Plano de Carreira, Cargos e Salários (PCCS). O Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Sinduepg) esteve em Curitiba para acompanhar a votação. As demais seções sindicais também acompanharam as duas votações na Alep, além da aprovação na Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Agora o texto segue para a sanção do governador.

Para o presidente do Sinduepg, professor Volney Campos dos Santos, a aprovação dos novos percentuais no Adicional de Titulação é uma grande conquista para toda a categoria. “A alteração no Plano de Carreira quanto ao ATT representa uma vitória de todo o movimento sindical nas IEES do Paraná. E veio numa data simbólica, que é o aniversário do Sinduepg. São 21 anos de luta pelos direitos de todos e todas as docentes do ensino superior público”, destaca.

Leia também: Bebê sobrevive a sufocamento com salsicha em PG e tem previsão de alta do hospital

O documento original, que prevê o novo PCCS, foi apresentado em abril de 2023 refletindo uma demanda histórica do movimento docente. Desde então, o governo do estado adiou por mais de cinco meses a apresentação de uma contraproposta. Após mobilização intensa dos docentes com greve, paralisações e negociações junto ao governo, a divulgação da minuta do Projeto de Lei só ocorreu, de fato, em sete de novembro. Até este momento as seções sindicais das universidades estaduais do Paraná cobravam o governo do estado incessantemente para que desse continuidade na tramitação do projeto.

O Plano de Carreira, Cargos e Salários atual está em vigor há 26 anos. A alteração do PCCS garante a manutenção dos direitos dos professores de ensino superior e reduz a defasagem salarial acumulada. A proposta aprovada na Alep contempla somente a reivindicação do aumento do percentual de Adicional de Titulação (AT) dos docentes. “Essa conquista não encerra a luta pelo pagamento integral das perdas salariais acumuladas e nem por condições dignas de trabalho”, conclui Volney Campos dos Santos.

Com a aprovação, o pagamento deve ser realizado no final do mês janeiro de 2024, junto com a folha deste mês, inclusive com valores retroativos a dezembro de 2023.

Das assessorias

Textos produzidos pelas assessorias de imprensa. Sejam dos órgãos públicos, de empresas da iniciativa privada ou de organizações do terceiro setor.

Artigos recentes

Primeira edição do “Câmara nos Bairros” reúne população e autoridades em PG

Câmara de Ponta Grossa leva projeto ao bairro Santa Maria e promove escuta ativa da…

% dias atrás

Veículo colide com poste em alta velocidade e deixa parte de Jaguariaíva sem energia

Carro colide com poste em Jaguariaíva e deixa região sem energia. Condutora foi socorrida e…

% dias atrás

Goiabas, por Renata Regis Florisbelo

Uma metáfora pungente sobre abandono, amor rejeitado e o esquecimento das pequenas belezas da vida.…

% dias atrás

Infecção bacteriana causa morte de menino de 8 anos no Paraná

Menino de 8 anos morre após infecção causada por bactéria entrar por ferida no joelho.…

% dias atrás

Idosa é ameaçada de morte pelo neto dentro de casa; suspeito fugiu antes da chegada da PM

Idosa é ameaçada de morte pelo neto dentro de casa em Guamiranga. Ele quebrou móveis…

% dias atrás

Veículo alugado é encontrado após suspeita de venda irregular com procuração falsa

Carro alugado em Curitiba é encontrado em garagem de Imbituva após sumiço. Proprietário denuncia suposta…

% dias atrás