Neste sábado (10), às 10h, a Diocese de Ponta Grossa celebra a Santa Missa com Rito de Tomada de Posse Canônica de Dom Bruno Elizeu Versari como seu sexto bispo. A cerimônia ocorrerá na Catedral Sant’Ana, com a presença de importantes figuras eclesiásticas. O arcebispo metropolitano de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, presidirá o Rito de Posse, enquanto o bispo administrador apostólico, Dom Sergio Arthur Braschi, conduzirá a Santa Missa.
Entre os convidados confirmados estão Murilo Sebastião Ramos Krieger, terceiro bispo de Ponta Grossa e atual bispo emérito de São Salvador (BA), além de outros 16 arcebispos e bispos, incluindo o abade do Mosteiro da Ressurreição, Dom André Martins. A posse também contará com a presença dos arcebispos de Londrina, Dom Geremias Steinmetz, e de Maringá, Dom Severino Clasen, e outros bispos de várias dioceses do Paraná.
Na cerimônia, Dom Bruno usará a cruz e o báculo que pertenceram a Dom Antônio Mazzarotto. A cruz será apresentada a Dom Bruno durante a entrada solene na Catedral, onde ele a beijará e abençoará a si mesmo e os fiéis com água benta. Após um momento de oração pessoal na capela do Santíssimo, Dom Sergio lhe entregará o báculo durante o ato de posse, que inclui a apresentação e leitura das letras apostólicas, e a tomada de posse da cátedra, a cadeira do bispo.
A cerimônia terá lugares reservados na Catedral para autoridades civis e militares, além de espaços específicos para ministros ordenados, convidados, familiares, e outros participantes de Campo Mourão. A entrada de profissionais de filmagem e fotografia só será permitida mediante prévia autorização do cerimoniário. Apenas fotógrafos oficiais da Diocese terão acesso próximo ao presbitério, e a circulação de terceiros será restrita.
Os pronunciamentos ao final da celebração serão feitos exclusivamente por Dom Sergio Arthur Braschi, bispo emérito; pelo representante do clero, Padre Jaime Rossa; pela presidência do Regional Sul 2 da CNBB; e pela prefeita municipal de Ponta Grossa, Elizabeth Schmidt.
O uso de faixas, cartazes ou banners no interior da Catedral não será permitido, podendo esses materiais ser afixados antecipadamente na parte externa do templo.
Assessorias
Leia também: Animais ameaçados de extinção retornam ao Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa
Equipe se deslocou até a região do Jardim Carvalho, onde um homem de 57 anos…
Veja as notas de falecimentos das últimas 24h divulgadas pelo Serviço Funerário Municipal de Ponta…
Motoboy de 24 anos colide com ambulância do SAMU em Ponta Grossa, sofre fratura e…
O Ministro Lewandowski assinou portaria sobre o uso gradativo da força policial, com normas baseadas…
Projeto pode transformar potencial natural em destino atrativo com a nova 'Prainha' e destacar Porto…
Conhecida como Fesuva, promoção da Prefeitura de Ponta Grossa vai reunir mais de 40 produtores…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade