“Esse encontro é para apoiar, incentivar e fortalecer o conhecimento e, porque não, fortalecer a fé dos casais que atuam na missão de evangelizar as famílias. Família evangelizando família. Família incentiva, apoia e ajuda os jovens para o sacramento do matrimônio, família que incentiva e apoia os casais a viverem a santidade do matrimônio. Esse é o grande objetivo nosso aqui em Manaus: apoiar, incentivar e ajudar”, resumiu o bispo Dom Bruno Elizeu Versari, presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a respeito do Encontro Nacional de Formação da Pastoral Familiar.
O encontro aconteceu de 8 a 10 deste mês, em Manaus (AM) e teve como assessor o padre Abimar Oliveira de Moraes, professor da PUC do Rio de Janeiro, que discorreu sobre como a Pastoral Familiar está contribuindo na evangelização das famílias. Momentos antes do início do encontro, Dom Bruno e o assessor da Comissão, padre Rodolfo Chagas Pinho, foram recebidos para um almoço com o arcebispo da capital do Amazonas, o cardeal dom Leonardo Steiner. Durante a ocasião, foi discutida a evangelização das famílias da Região Norte.
“O grande desafio das famílias é a transmissão da fé. O nosso estudo é uma reflexão nessa direção. Em um tempo marcado pela presença da mídia, que nem sempre contribui com a família, transmitido valores que, às vezes, dificultam a compreensão dos jovens…Nós queremos oferecer a proposta do Evangelho para a juventude, da importância de viver a fidelidade no matrimônio, da importância de viver a fidelidade aos filhos, de ter fé, do casal viver uma dimensão da fé juntos. E esse esforço que nós fazemos para incentivar a família a viver uma religião, para viver buscando essa dimensão da fé, porque é através da fé que conseguimos superar e atravessar os obstáculos”, argumentou Dom Bruno.
De acordo com o bispo, por três dias, casais de toda a parte do Brasil estiveram reunidos. “Foi uma oportunidade para rezar juntos, que é sempre muito importante fortalecer na experiência da espiritualidade, na oração, os casais que são os animadores dos Regionais. Foi um momento de estudo, oração, apoio, incentivo de uns com os outros. De acompanhar e apoiar os casais da Pastoral Familiar nessa missão”, destacou o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família, citando que, no Brasil, são 19 Regionais.
O bispo sublinhou que “a Pastoral Familiar é uma pastoral de encontro, uma pastoral que promove a família. Precisa estudar para fornecer subsídio, fornecer material formativo para os cassais caminharem com mais segurança, caminhar com mais firmeza, anunciar a beleza do matrimônio, anunciar a beleza de viver na família, e, também ajudar na educação dos filhos, na formação religiosa, na formação da família, para a educação da fé das crianças”.
Leia também Prefeitura de PG decreta proteção para Araucárias da Mansão Vila Hilda
Estado investe R$ 2,7 milhões em sistema Autolys para coleta e análise de DNA, avançando…
O evento, que acontece também nesta sexta-feira (22), tem como tema central a "Emergência Climática"…
PF indicia Bolsonaro e 36 por golpe de Estado; PGR decidirá denúncia em 15 dias.…
O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac) de Ponta Grossa, oficializou e reconheceu como patrimônio…
A entrada será a doação de um brinquedo novo ou em boas condições para a…
Sanepar alega que, pelo fato de o sistema de abastecimento estar comprometido, pode haver oscilação…
Esse site utiliza cookies.
Política de Privacidade